Como proceder após sofrer injúria racial num comércio

Como proceder após sofrer injúria racial num comércio

Pergunte a qualquer pessoa negra, ou mesmo você não sendo um negro, qual o tamanho da dor ao sofrer uma discriminação racial. O racismo tem um sabor amargo muito específico que vem carregado de séculos de ignorância, e capaz de reproduzir o pior sentimento que a humanidade já experimentou.

Por conta disso, a dor é incalculável e infelizmente muitas vezes as pessoas que sofrem esse preconceito não têm força para denunciar, ou mesmo nem sabem como proceder. Estamos falando de racismo e de injúria em um país onde as leis nem sempre são cumpridas,  em um país que, em quantidade de anos históricos, mal saiu da escravidão. 

A escravidão no Brasil começou por volta de 1530 e foi oficialmente abolida em 1888. Portanto, isso significa que tivemos 358 anos de escravidão contra apenas 134 anos sem ela. O Brasil teve mais negros escravos, marginalizados, tratados como animais, torturados e mortos, do que os teve como cidadãos legítimos.

Até porque, o fim da escravidão de forma alguma foi também o fim do racismo, pelo contrário, foi o começo de uma nova luta que as pessoas enfrentam até hoje, uma luta que inclusive é de todos, tanto dos negros quanto dos brancos aliados, que devem garantir que a sociedade e a história paguem suas dívidas para com um povo tão sofrido.  

E por mais que hoje no mundo moderno não seja muito diferente, temos mais poder para causar mudanças e ensinar a todos sobre racismo. Ensinar a todas as pessoas como isso é errado, e às pessoas negras como devem se defender e como reagirem a isso. 

Portanto, é por essa razão que hoje muitos setores contam com a ajuda de empresas como a Impulso Beta Gestão de Diversidade para poderem trazer mais informações a sua empresa e garantir que seus funcionários tenham muitas informações sobre esse mundo e, com isso, ajudem a melhorá-lo, algo que reflete diretamente no desempenho de toda a empresa. 

Essa ação é extremamente importante e é inegável que trabalhar o racismo na sua empresa traz resultados que vão desde uma convivência melhor entre os funcionários que compreenderão melhor suas diferenças, até mesmo para você, que certamente entenderá sobre os problemas que alguns de seus funcionários possam estar enfrentando. 

Mas, você já pensou quando uma pessoa sofre injúria racial no comércio? Você pode cuidar para que isso não aconteça no seu estabelecimento, apesar de saber que muitos não se atentem ao mesmo cuidado em outros lugares.

Lembrando que esse é um problema que pode acontecer também entre clientes. Será que você saberia dizer para alguém que tenha passado por essa situação o que ela deveria fazer? Nem todos sabem como proceder diante de tal acontecimento.

A primeira coisa a se fazer

Vamos começar falando de que nesses casos você deve sim procurar a justiça. Algumas pessoas passam por essa situação e decidem não prestar queixa, por medo de represália ou medo de ser ridicularizado por não acreditarem ou levarem a sério o ocorrido.

Esse problema é bem comum e vem de um trauma antigo, onde fazer a denúncia era ser ignorado, enquanto que o agressor continuaria livre e sem qualquer tipo de punição pelo ato horrível que cometeu. 

No entanto, embora ainda em ritmo lento, as coisas estão mudando. Apesar de ainda haver negligência policial, os acontecimentos estão melhorando ao ponto de que você deve sim fazer uma queixa contra isso.  

Formalizar uma denúncia é a única maneira de tentar fazer com que alguma consequência aconteça, e por mais que você possa não confiar no sistema, é necessário se atentar para que em longo prazo tudo continue mudando para melhor. 

Mas afinal, qual é o procedimento?

Pois bem, você sofreu injúria racial em um comércio, e a partir disso tudo vai depender de como ela aconteceu. Supondo que tenha sido um cliente da loja, você deve fazer imediatamente um boletim de ocorrência, seja em uma delegacia especializada nesses crimes ou em uma comum. Após fazer esse boletim, você pode entrar com um processo contra a pessoa que cometeu a injúria. 

A partir do momento em que você entrar com o processo, um advogado vai saber orientá-lo sobre os passos que você deverá seguir. Lembrando que esse é um processo que pode resultar na prisão de quem cometeu o crime, ou mesmo no pagamento de uma indenização. 

Agora, se quem cometeu a injúria foi um funcionário do estabelecimento, você também deve fazer o boletim de ocorrência, e tanto o funcionário quanto o estabelecimento podem responder pelo ocorrido.

Nesse caso, você também deve procurar um advogado para ajudar a entender melhor qual o caminho a seguir. Resumindo, não existe nada pior do que a prática do racismo e, mesmo após 134 anos do fim da escravidão, muita coisa ainda precisa ser melhorada.