Posso ser multado com pneu em más condições

Posso ser multado com pneu em más condições? Saiba o que o CTB diz

Manter a manutenção do veículo em dia é obrigação do proprietário e do condutor. Infelizmente, muitas vezes isso não acontece. Verificar o nível de óleo do motor, se a quantidade de combustível é suficiente para ir e voltar e se todas as luzes estão funcionando de forma correta. Além desses cuidados, um dos pontos mais importantes a ser verificado é o estado dos pneus que estão rodando e também do estepe.

Além de causar acidentes, usar pneus em más condições pode gerar multa ao condutor. Você sabia que até o estepe deve estar em boas condições de uso? Acompanhe e veja tudo que precisa saber sobre o valor e pontos que essa infração pode gerar. 

Pneus em más condições

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não traz uma definição específica de multa para pneus em más condições. Em vez disso, a lei o inclui na Seção 230, item 18, tornando-o uma infração de trânsito para quem “dirigir um veículo em mau estado de conservação, colocando em risco a segurança”.

No entanto, a Resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) faz uma determinação técnica do que é um pneu careca, permitindo que ele seja inspecionado. 

De acordo com o texto, os pneus devem ter sulcos com profundidade mínima de 1,6 mm, ou seja, se os pneus estiverem muito gastos, com profundidade menor que o exigido, a multa pode ser aplicada pois é considerado mau estado de conservação.

Riscos de dirigir com pneu careca

Existem vários riscos associados à condução com pneus ruins. Veja o conteúdo principal abaixo!

Capacidade de frenagem reduzida

Devido ao desgaste dos pneus, o desempenho de frenagem do veículo é bastante afetado. Isso ocorre porque, à medida que a borracha se desgasta, a aderência ao solo diminui. E, como sabemos, durante uma frenagem forte, o carro desliza por mais espaço para parar. 

Dificuldades de parada podem ocorrer mesmo em carros com freios ABS. Esse dispositivo evita o travamento das rodas, reduzindo a pressão do sistema. Mas para pneus carecas, o ABS deve reduzir bastante a força de frenagem, aumentando muito o espaço fixo do carro. Os resultados mais comuns são colisões traseiras, colisões de pedestres e engavetamentos.

Maior chance de deslizamento

Dessa forma, como fica mais difícil parar o veículo com pneus carecas, também é difícil iniciar o movimento sem escorregar. Esse é um problema para quem mora em cidades com muitas ladeiras, por exemplo. 

Quando você precisa sair rapidamente, como em um cruzamento movimentado, o pneu fica preso. Além disso, para quem dirige em estradas de terra com pneus carecas, as chances de ficar preso na lama são muito maiores.

Problemas de estabilidade do veículo

Entrar em curvas com pneus gastos é uma sorte. Como a força centrífuga puxa o carro para fora da curva, as chances de sair da pista com o carro são bem grandes,  e isso também se deve ao fato de que os pneus gastos são escorregadios. Mesmo que o carro tenha recursos como controle de estabilidade, por exemplo, o dispositivo não pode fazer maravilhas.

Estepe também está incluído

Entende-se que o estepe é um equipamento obrigatório previsto em lei, e a infração pelo mau estado de conservação dele também é grave. Além de reter o veículo, equivale a 5 pontos da carteira e multa de R$195,23.

Valor e pontos na carteira

Embora não seja a mais cara, ainda é um valor respeitável, já que você vai ter que pagar R$195,23. Quanto aos pontos na carteira de motorista, somam-se 5 pontos. Sendo assim, é determinante andar com os pneus em boas condições.

Como fazer a medida da Moeda

No Brasil é comum realizar a medida dos sulcos dos pneus com uma moeda de um real. Por ter um arco em dourado em toda sua volta, a moeda de um real é utilizada para medir a profundidade dos sulcos dos pneus. O arco dourado possui exatamente 1,6mm de espessura – medida exigida pelo CTB. Assim, muitas pessoas utilizam essa forma para saber se está na hora de trocar os pneus.

É necessário balancear os pneus na hora da troca?

Sim. Especialistas indicam que deve ser feito o balanceamento das rodas e pneus na hora da troca do jogo antigo para o novo, ou até mesmo em caso de atingir algum objeto ou cair em algum buraco profundo. 

A falta de balanceamento traz trepidação e desgaste aos pneus de forma acelerada, desgastando a borracha e bandagem dos pneus. Se você tem certas desconfianças em comprar pneus em qualquer lugar, aproveite os grandes centros e grandes cidades para procurar locais sérios e conceituados para adquirir os seus pneus. Locais que vendem pneus em Florianópolis, por exemplo, podem trazer confiança e ter um preço condizente ao mercado.

Cuidados na hora da Instalação

Fique atento ao instalar os pneus, já que muitas vezes alguns borracheiros ou lojas que não são confiáveis praticam preços bem mais baratos que a média das lojas em geral. Infelizmente esses pneus podem ter sido recuperados com máquinas e equipamentos, conhecidos como pneus “riscados”, sendo feito um novo sulco no local onde ele foi desgastado.