O que diz a legislação sobre os cigarros eletrônicos no Brasil?

Muitos conhecem a forma convencional de fumar cigarros comuns, mas atualmente muitos jovens e adultos adere a nova modalidade dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), que também são conhecidos popularmente por cigarro eletrônico, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros.

Esse tipo de cigarro foi lançado no ano de 2003, e de lá para cá muitas modificações foram feitas e hoje em dia ele caiu ainda mais no gosto da galera, principalmente dos jovens. Você pode encontrar modelos descartáveis de uso único e também existem aqueles sendo recarregáveis que você pode trocar o refil à medida que a essência for acabando.

Os cigarros eletrônicos são vendidos constantemente e são encontrados facilmente, em lojas deste tipo de artigos e até mesmo em sites como o Vapo Kings. No refil do produto contém várias substâncias, como, propileno, glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes. Que podem ter um sistema fechado ou aberto, o modelo em pods, contém sais de nicotina e também outras substâncias dissolvidas em um líquido e os aparelhos se parecem com um pen drive.

Muitos já conhecem esse modelo de cigarro, mas você sabe o que a legislação diz sobre essa modalidade no Brasil? Se ainda não sabe, então vamos lá saber mais sobre esse assunto.

No Brasil, a importação, comercialização e propaganda de qualquer tipo de dispositivos eletrônicos para se fumar é proibida no país, através da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Essa medida foi tomada, pois, se constatou não haver existência de informações científicas que façam a comprovação das características atribuídas a eles. 

Quais são os tipos de cigarros eletrônicos existentes?

Como já citamos brevemente acima, existem vários modelos deste tipo de dispositivos para fumar. Então agora, vamos conhecer mais a fundo alguns desses modelos de cigarros eletrônicos. Acompanhe atentamente os detalhes. 

Pen’s

Este modelo de vaporizador ou cigarro eletrônico, como muitos costumam chamar, são bem parecidos com uma caneta. O modelo tipo pen’s é recomendado para pessoas que estão iniciando essa aventura pelo vapor. 

É bem fácil de usar ele vem com um botão para que o usuário possa vaporar e também contém uma bateria interna que pode ser recarregável. Na hora de usar basta verificar se a bateria está carregada, colocar o juice no tanque de armazenamento e apertar o botão para vaporizar e inalar o vapor liberado pelo dispositivo.

Mod’s

O modelo mod’s não pode ser chamado exatamente de um vaporizador, pois todos os vaper’s contém um mod composto por uma bateria, que pode ser externa ou interna. 

Você pode encontrar diferentes tipos de mod’s, que podem ser: reguláveis, semi-mecânicos e mecânicos.

Kit’s (Mod e Atomizador)

Este tipo de cigarro eletrônico se parece muito bem com o modelo Pen’s, com a diferença que ele tem uma maior capacidade na bateria e também uma maior quantidade de peças e recursos. 

Um diferencial é que sua bateria pode ser comprada a parte e também pode ser tanto interna, quanto externa.

Mod Mecânico

O modelo Mod Mecânico ou Mech Mod, é um tipo de cigarro eletrônico onde é recomendado para aqueles que têm um pouco mais de experiência sobre o assunto. 

Visto uma vez que, a estrutura desse modelo de cigarro eletrônico é desprovida de configurações de recursos e também de segurança, como, por exemplo, placas eletrônicas, controle na potência ou qualquer outro botão extra para configuração. Ou seja, seu uso depende exclusivamente do uso correto dos usuários.

Pod Systems

Esse tipo de cigarro está dentre os mais famosos, o modelo é indicado para aqueles que desejam parar de fumar e querem se ver livre deste vício, isso porque ele sacia a vontade de fumar. 

O Pod Systems, também conta com baterias externas e internas, com vários modelos, você só precisa escolher aquele mais adequado para sua ocasião.

Pods Descartáveis 

O modelo de Pods Descartáveis, é bem prático e não há a presença de botões para ser usado. Ou seja, o usuário só precisa puxar a fumaça para conseguir vaporizar. A diferença deste modelo descartável é que você deve descartá-lo quando o líquido ou a bateria dele acabar. 

Squonkers

Na verdade, este modelo é como se fosse um Mod, ele é composto por uma bateria e com um recipiente para armazenar o líquido que dá o efeito de vaporizador, o juice. 

O seu diferencial, é que o usuário pode pressionar o aparelho para que o juice seja fornecido junto ao aromatizador. Você pode encontrar dois modelos de Squonkers, que pode ser o regulado e o não-regulado.

Como escolher um cigarro eletrônico?

A escolha de um vaporizador ideal para você, vai depender de muitos fatores, como, por exemplo, se é a primeira vez que você está usando, se você já é um usuário mais experiente no assunto, entre muitos outros fatores que podem interferir na escolha. 

Sem contar que muitos vapers podem ter um valor bem elevado, ou seja, isso pode contar bastante na hora de adquirir um. Geralmente você deve escolher aquele que melhor atende suas necessidades naquele momento. 

cigarros eletrônicos