Graduação em Direito: vale a pena fazer?

Se você está se preparando para entrar em uma universidade e tem preferência pela graduação em Direito, mas não sabe se ainda vale a pena fazê-la, este post é perfeito para você!

Apesar do mercado de trabalho ter muitos advogados, sempre há espaço para bons profissionais. Além disso, ao formar-se em Direito, você não se limita à atuação como advogado, já que existem diversas carreiras jurídicas aguardando o seu ingresso.

Entre as inúmeras oportunidades para as quais a graduação em Direito abre as portas, está a carreira como servidor público. Ao prestar um concurso e ser convocado, você estará no quadro da Administração, podendo desempenhar as funções designadas ao cargo para o qual você se inscreveu.

Dentro do órgão, você poderá, por exemplo, ser nomeado como um pregoeiro de licitação, entre outras inúmeras funções administrativas para as quais você poderá ser chamado – sempre dentro das suas competências profissionais, é claro.

Quais são as principais vantagens da graduação em Direito?

Quais são as principais vantagens da graduação em Direito

Caso você ainda não esteja convencido de que a graduação em Direito é uma boa ideia, elencamos algumas das principais vantagens de se obter um diploma nessa área. Veja:

Variedade de atuação profissional

Diferente daquilo que ocorre em diversas outras graduações, o curso de Direito é capaz de abrir muitas portas profissionais no mercado de trabalho ou, ainda, nas carreiras públicas.

Isso ocorre porque as leis estão presentes em todas as esferas da nossa sociedade, então, profissionais que as dominam são imprescindíveis nos tribunais, nos escritórios de advocacia, nas defensorias públicas, do Ministério Público e em tantos outros locais.

Além disso, ao conseguir concluir a graduação em Direito, concursos públicos são divulgados aos montes, e vários deles oferecem bons salários para quem ostenta esse diploma.

Possibilidade de atuar em diversas áreas do Direito

A monotonia também não faz parte do dia a dia de quem escolhe fazer uma graduação em Direito. Isso porque, dentro do Direito, existem várias áreas que podem ser exploradas

São exemplos de áreas do Direito.

Direito Civil

De forma bastante resumida, o Direito Civil oferece oportunidades de trabalho que envolvem os direitos dos cidadãos brasileiros. É uma área bastante extensa, entretanto, profissionais dessa área costumam ajudar a garantir que a Constituição Federal, no que diz respeito aos direitos do povo, seja cumprida.

Direito Administrativo

Provavelmente a área preferida dos concurseiros, o Direito Administrativo engloba, como o próprio nome sugere, órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública.

Graduação em Direito Penal

Se você é fã de séries televisivas, provavelmente já vibrou muito com programas como Lei & Ordem, Como Defender um Assassino e muito mais. Nelas, uma parte do Direito Penal é mostrado. Em linhas gerais, o Direito Penal pode ser definido como o regulador do poder punitivo do Estado.

Direito do Trabalho

A graduação em Direito do Trabalho, como o próprio nome sugere, estuda as relações trabalhistas. Em resumo, os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por orientar trabalhadores ou garantir que se cumpra a lei sobre as relações laborais.

Direito da Família

Por sua vez, o Direito da Família regula normas para a convivência familiar, além de observar o cumprimento das normas, direitos e deveres de todos os familiares, garantindo a harmonia entre essas pessoas.

Graduação em Direito Tributário

Um ramo do Direito que vem em uma crescente é o Tributário, cada vez mais procurado por pessoas que buscam auxílio jurídico dentro das competências dos agentes da lei. Ele regulamenta a cobrança dos tributos e a utilização desse dinheiro para aplicações de bem comum.

Direito do Consumidor

Trata das relações de consumo entre os comerciantes e os compradores, assegurando os direitos dos consumidores e dando respaldo jurídico para que estes sejam cumpridos;

Graduação em Direito: um networking que poderá mudar a sua vida!

Não é incomum que as salas de Direito sejam lotadas por alunos que possuem, no sobrenome, uma dinastia atuante no mundo jurídico.

Por isso, pouquíssimos cursos de graduação oferecem possibilidades de networking tão completas para a sua vida. Afinal, você nunca sabe se precisará, no futuro, da ajuda de um bom contato que, por sua vez, possui diversos outros excelentes contatos que poderão te ajudar ao término do curso.

É o tipo de vantagem que não se pode deixar passar!

Qual é a remuneração para profissionais com graduação em Direito?

Qual é a remuneração para profissionais com graduação em Direito

Não há uma resposta exata para essa pergunta, uma vez que tudo depende da sua atuação na área. Por exemplo: se você for um bom advogado, conseguirá excelentes casos que poderão elevar o seu patamar profissional e fazê-lo ser reconhecido por suas façanhas.

No geral, ainda, caso você opte por ser assessor jurídico de algum profissional ou órgão público, também terá uma remuneração excelente, uma vez que servidores costumam receber boas quantias em dinheiro para desempenharem suas funções.

Se for seguir a área da Magistratura, então, melhor ainda! Passando em um concurso para qualquer um dos cargos abrangidos por essa área, pode ter certeza de que todas as noites em claro lendo o Vade Mecum terão valido a pena.

Então, talvez a melhor resposta para essa questão seja: depende de onde você quer chegar! 

Conclusão

Percebeu como ainda vale a pena optar por uma graduação em Direito, mesmo em um mercado extremamente competitivo e que se atualiza mais a cada ano? 

Caso você tenha uma boa base teórica e seja uma pessoa disposta a erguer as mangas e colocar a mão na massa, com certeza os retornos financeiros, um dos principais motivadores para a conclusão de um curso de ensino superior, chegarão até você.

Um bom profissional também conseguirá, mesmo em cenários adversos, conseguir sua colocação no mercado de trabalho. Até porque a graduação em Direito permite que você atue como advogado autônomo, após a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil.

Além disso, é sempre importante que a sociedade tenha acesso a serviços jurídicos, que garantirão os seus direitos com base legal. Por isso, os chamados “Defensores da Lei” são profissionais tão essenciais para a sociedade, como um todo.

Por isso, prepare o seu cartão profissional, vista sua melhor roupa e seja o melhor profissional possível, como sua graduação em Direito ensinou. Voa!

graduação em direito