dicas para escolher um advogado corretamente

3 dicas para escolher um advogado corretamente

Escolher um advogado ideal para o seu caso é muito importante, e pensando nisso escrevemos este texto com dicas para escolher um advogado corretamente. No texto listamos os pontos mais importantes a serem observados na escolha do advogado.

É difícil dizer quem é o melhor advogado para todos os casos. A escolha do melhor advogado deve ser feita analisando a situação específica e não a situação geral, ou seja, a dúvida sempre é: como escolher o melhor advogado para mim!

Selecionar um advogado para representá-lo envolve vários fatores. Muitas questões podem ser relevantes na hora de escolher qualquer profissional, não apenas advogados. No entanto, entre as várias variáveis ​​disponíveis, iremos analisar 3 variáveis ​​principais, nomeadamente: segurança, portfólio e demonstração e especialização.

Segurança

Não é incomum que pessoas (e empresas) lembrem-se dos advogados apenas nos momentos mais delicados, como por exemplo: necessidade de processar ou defender-se em litígios; consultas sobre pontos controversos; elaboração de documentos técnicos, etc.

Nessas horas, muitas vezes não sobra muito tempo para escolher um profissional que possa te ajudar, dada a urgência do problema. Ao mesmo tempo, é necessário confiar em advogados. Diante disso, como sabemos qual advogado é o melhor para minhas necessidades?

Os fatores que contribuem para a segurança do cliente são:

  • Transparência dos Advogados no Atendimento ao Cliente;
  • O bom atendimento, o advogado conseguir explicar com clareza ao cliente o que se passa em seu caso;
  • Analisar com precisão as questões que o cliente questiona e saber ouvir o cliente são fatores que ajudam a construir a confiança necessária.

Portfólio e Demonstração

É possível analisar o site do advogado ou escritório de advocacia, suas redes sociais profissionais (Facebook e LinkedIn para profissionais e/ou escritórios). E principalmente as avaliações do Google Meu Negócio e outras listagens locais.

Caso não encontre informações sobre o profissional, você também pode solicitar uma demonstração eletrônica por e-mail para entender melhor os serviços oferecidos, áreas de atuação e muito mais.

Ainda assim, continue analisando o histórico, procure obter referências de ex-clientes do profissional, pesquise nas redes sociais ou peça instruções sobre como o advogado atuou durante o processo, suas qualificações, seu comportamento e seus serviços gerais.

Consulte também seus trabalhos anteriores para ver sua taxa de sucesso, alguns casos podem até ser semelhantes ao seu, dando a você uma referência melhor se aquele advogado atender às suas necessidades.

Especialização

A advocacia possui diversos ramos de atividade, regidos por legislação específica, e conta com foros específicos para necessidades processuais. Cada ramo do direito possui uma dinâmica própria, por isso é necessário contar com um profissional que esteja em constante atualização em sua área de atuação. Para escolher um bom advogado para o seu caso, não hesite em contratar um profissional que atue diretamente na área jurídica a que se refere o seu problema, um advogado que é bom em causas de divórcio, talvez não seja eficiente em causas relacionadas à injúria, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo é definir para qual área do direito você gostaria de contratar um advogado, afinal departamentos jurídicos possuem um leque variado de opções, cada profissional é especializado em uma área específica e cada escritório foca em uma área diferente de atuação.

Determine as áreas em que você precisa de serviços e faça pesquisas de mercado, consulte os melhores escritórios de advocacia e advogados, colete recomendações de amigos e familiares, pesquise na internet e colete opções relevantes para suas necessidades.

Escolher o advogado que é melhor para você também deve considerar a experiência dos profissionais. É sempre mais indicado escolher um advogado especializado na área, como por exemplo, escolher um advogado especializado em direito trabalhista para representá-lo no contencioso trabalhista.

Também é importante considerar quantos advogados profissionais um escritório de advocacia possui. Portanto, é benéfico empregar vários especialistas diferentes em um escritório, pois não é incomum que um único empreendimento ou questão envolve vários ramos do direito. Contratar um escritório de advocacia não significa que será mais caro do que contratar um advogado sozinho.