Como ser promovido na carreira militar?

A carreira militar representa um objetivo para muita gente: estabilidade financeira, possibilidade de crescer no emprego, sentimento de estar fazendo algo pela sociedade e muito mais vantagens. 

Mas você sabe como fazer para ser promovido nela? Além de se especializar em escolas preparatórias como a ESPCEX, neste artigo, iremos te explicar as principais condições que precisam ser atendidas para que você consiga ser promovido(a). Confira!

Como funciona a questão hierárquica?

Como você já sabe, a hierarquia é muito rigorosa no militarismo.

Entre outras razões, isso acontece para que a promoção seja dada por merecimento e por conhecimento do cargo. Nesse contexto, basicamente, existe a seguinte ordem hierárquica:

  • Soldado;
  • Cabo
  • 3º sargento;
  • 2º sargento;
  • 1º sargento;


Já para oficiais, a ordem hierárquica é a seguinte:

  • Subtenente;
  • 2º tenente;
  • 1º tenente;
  • Capitão;
  • Major;
  • Tenente coronel;
  • Coronel;

Como conseguir ser promovido?

Houve um tempo no qual, para conseguir ser promovido, o militar precisava participar de um intenso processo seletivo o qual, muitas vezes, fazia com que esse tipo de promoção fosse até mesmo um pouco injusta, pois muitas pessoas passavam a vida inteira sem conseguir sair do lugar. 

Para tentar minimizar essa disparidade, atualmente, as promoções ocorrem com base no Plano de Cargos e Carreiras dos Militares do Estado (esse plano é específico para cada unidade federativa) e com base em merecimento.

De acordo com a legislação, para conseguir uma promoção, o militar precisa ter um determinado tempo de serviço prestado. 

Nesse contexto, está previsto por lei a existência de, no mínimo, quatro promoções que acontecem de forma automática na vida de um militar e dependem exclusivamente da data em que esse militar ingressou na corporação. 

Sendo assim, essa promoção depende apenas do tempo de serviço. Já para promoções com base em merecimento, falaremos sobre elas um pouco mais na frente.

Como são feitas as promoções para praças?

No caso dos praças, as promoções acontecem da seguinte forma:

  • Soldado: é o militar que possui, no máximo, 10 anos de carreira;
  • Cabo: é o militar que possui, no máximo, 20 anos e, no mínimo, 10 anos;
  • 3º sargento: é o militar que possui, no máximo, 30 anos e, no mínimo, 20;
  • 2º sargento: é o militar que possui, no mínimo, 30 anos de carreira;

Como são feitas as promoções para oficiais?

No que diz respeito aos oficiais, esse período é feito da seguinte forma:

  • 1º tenente: é o militar que possui, no máximo, 10 anos de carreira;
  • Capitão: é o militar que possui, no máximo, 20 anos de carreira e, no mínimo, 10;
  • Major: é o militar que possui, no máximo, 30 anos de carreira e, no mínimo, 20;
  • Tenente coronel: é o militar que possui, no mínimo, 30 anos de carreira;

Promoção concedida ao militar em casos de merecimento (especialmente ato de bravura)

Além da promoção por tempo de serviço que foi mostrada anteriormente, uma outra forma de subir na carreira militar é através de atos de bravura. 

Isso porque a corporação aprecia que os militares pratiquem ações que façam o bem e que sirvam como exemplo para a corporação e, sendo assim, presenteia o benfeitor da ação com uma promoção antes do tempo. 

Por esse motivo, esse tipo de promoção é conhecida como “Promoção por Bravura”.

Para conseguir esse tipo de promoção, o militar deve ter alguma atitude que o destaque dos demais. 

Por exemplo, existem casos de policiais que foram promovidos por conseguirem, por conta própria, perseguir e prender algum bandido que tinha acabado de cometer crime; existem casos em que a promoção foi oferecida depois de alguma atitude feita para salvar a vida de um cidadão, além de diversas outras coisas.

Tendo cometido o ato de bravura, os próximos passos a serem realizados para que consiga a promoção por merecimento são puramente burocráticos.

 Nesse contexto, basta que o militar entre com um requerimento administrativo e, depois que a corporação investigar se realmente houve o ato que foi dito, o Comandante Geral da corporação vai decidir se o militar deve ou não receber a promoção por ato de bravura.

Sobre o ressarcimento de Preterição

De acordo com a lei, existem alguns casos em que o militar pode se sentir prejudicado por não conseguir alguma promoção, seja pelo fato de que ele é muito antigo na corporação e ainda não conseguiu a promoção por tempo; ou por sentir que seus atos de bravura não foram recompensados.

Nesse caso, o que o militar pode fazer é ingressar com um processo administrativo que visa corrigir as eventuais falhas que possam ter surgido para que isso aconteça. 

Normalmente, esse tipo de falha acontece quando o PM enfrenta algum processo administrativo, seja ele disciplinar ou que dificulte sua promoção, mas posteriormente teve a sua absolvição proclamada.

Nesses casos, pode ser que haja erro da administração e, sendo assim, a abertura do processo de ressarcimento de preterição pode ajudar que o militar finalmente consiga a sua tão sonhada promoção.

Com quem eu devo entrar em contato para saber mais informações?

Para obter mais informações, para resolver qualquer dificuldade encontrada ou por qualquer que seja o motivo, você pode entrar em contato com a sua própria repartição ou com algum de seus superiores para obter mais informações a respeito do que é preciso para conseguir a promoção. Assim, você finalmente vai conseguir a tão merecida – e sonhada – subida de cargo militar.

Como ser promovido na carreira militar