Há momentos em que a sua organização precisa contratar alguém com um conjunto de habilidades específico que não está disponível nos recursos de mão de obra localizados. Quando essa situação surge, pode ser difícil para a sua empresa obter as habilidades e capacidades necessárias para crescer, sem buscar mais além na busca por recrutamento.
Embora tenha havido um crescimento significativo na capacidade das pessoas trabalharem remotamente, mesmo de outros países, devido à popularidade de sistemas como Zoom, Google Hangouts e Microsoft Teams, existem certos cargos superiores que não podem ser realizados remotamente.
Embora a ideia de buscar fora do mercado de trabalho local possa ser nova para organizações em alguns países, a realocação para trabalho nos Estados Unidos é mais difundida, e assim as empresas podem estar mais dispostas a aproveitar o programa de visto H-1B do governo. Embora o programa seja limitado a 85.000 vistos por ano, houve mais de 270.000 pedidos no ano fiscal de 2022.
Ao contrário dos pedidos de visto pessoais, o processo de visto H-1B é iniciado pelo empregador. Em primeiro lugar, eles precisam mostrar ao Departamento do Trabalho que concluíram uma Solicitação de Condição de Trabalho (LCA). Isso comprova que tanto o candidato quanto o empregador atenderam às condições do processo de imigração e contratação. Embora essa etapa não precise estritamente ser realizada primeiro, ela precisa ser arquivada no máximo 6 meses antes de o empregador pretender que o candidato inicie sua função.
Em segundo lugar, eles precisam se registrar na loteria de vistos. Como mencionamos antes, há um número máximo de 85.000 vistos H-1B emitidos a cada ano nos Estados Unidos, mas com mais de 270.000 solicitações, os pedidos não são processados por ordem de chegada. Em vez disso, as inscrições são colocadas em uma loteria e selecionadas aleatoriamente, portanto, é possível ter um pedido recusado, mesmo que tudo seja feito corretamente.
Se o pedido for selecionado na loteria, o empregador receberá uma notificação através da conta online que eles registraram para se inscrever. Uma vez recebida essa notificação, o empregador poderá enviar uma petição de visto H-1B através do USCIS, que processará o pedido completo. Se todas as etapas do pedido forem concluídas corretamente e as informações recebidas forem aceitáveis, o USCIS aprovará o pedido e o processo de inscrição do empregado poderá começar.
Por sua parte, o empregado precisará entrar em contato com a Embaixada ou Consulado dos EUA local para obter o visto que lhe permitirá viajar para o país. Ao chegar, ele poderá trabalhar com o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para concluir o processo de inscrição.
O visto H-1B é adequado para cargos de nível superior e, como resultado, os candidatos precisarão possuir um certo nível de qualificação e experiência relevante. Eles também precisarão fornecer evidências disso como parte de sua inscrição. Isso pode incluir, mas não está limitado a:
• Evidência de qualquer qualificação de nível superior relevante para o cargo para o qual se candidataram, que pode ser de nível de bacharel ou superior.
• Se sua qualificação foi obtida fora dos Estados Unidos, eles podem precisar comprovar que a qualificação tem equivalência com uma certificação nos EUA.
• Evidência de qualquer treinamento profissional, experiência ou qualificações de desenvolvimento profissional.
• Qualquer certificação ou licença necessária para que possam exercer sua função.
Também vale a pena notar que qualquer experiência profissional de 3 anos será contada como equivalente a 1 ano de um diploma de acordo com as regras do USCIS. Isso significa que se o candidato não tiver uma qualificação de nível superior, mas tiver 12 anos de experiência profissional, ainda poderá ser elegível para se candidatar.
Da mesma forma, o empregador é obrigado a comprovar que tinha a necessidade específica de recrutar fora de sua área local, uma vez que as habilidades e experiência necessárias não estavam disponíveis e que a função não poderia ser realizada sem elas.
Depois que o pedido do empregado for concluído e eles estiverem em seu cargo, eles poderão permanecer nos EUA com o visto H-1B por um período de 3 anos. Após o vencimento, ele pode ser prorrogado por mais 3 anos. Embora o visto H-1B só possa ser prorrogado uma vez, ele passa a elegibilidade para que o empregado comece uma solicitação para um green card uma vez que tenha expirado.
A última consideração é que contratar um candidato do exterior através do visto H-1B acarreta um custo adicional ao processo normal de contratação. Para os empregadores, os custos envolvidos para obter esse visto podem ser de até US$ 6470. Além disso, o próprio candidato deve garantir que tenha fundos disponíveis para completar sua parte do pedido. Para o candidato, as taxas podem chegar a US$ 2690. Como tal, pode valer a pena considerar o custo de contratar um profissional legal experiente para supervisionar o processo de inscrição. Isso ajudará a garantir que todas as etapas do pedido sejam concluídas corretamente e garantirá que nenhuma taxa seja perdida devido a informações incorretas.