Marketing Jurídico Digital

Marketing Jurídico Digital: O que é e como funciona na prática

O marketing jurídico digital é voltado ao compartilhamento de informações por meio de canais online.

É essencial que seu escritório de advocacia faça marketing digital, ainda que não seja possível comercializar os seus serviços diretamente de acordo com a OAB.

Mesmo assim, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira dos advogados apresentarem seu conhecimento de maneira interativa e acessível em redes sociais e blogs.

Veja como o marketing jurídico digital funciona neste post!

O que é marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital é o processo de geração e captação de demanda por seus serviços dentro do seu setor.

O marketing digital eficaz inclui uma estratégia que o posiciona de forma que você tenha uma vantagem sobre a concorrência, usando estratégias para destacar o seu escritório e ganhar a atenção de mais clientes.

Pesquisas mostram que até 80% dos consumidores consultam o Google a respeito de uma empresa, e isso inclui os escritórios de advocacia também!

Como não é permitido fazer publicidade para advogados de maneira comercial, o marketing digital traz plataformas que permitem que os profissionais fiquem dentro do código da OAB, sem perderem sua ética.

A melhor forma de marketing jurídico, é de fato, o marketing de conteúdo, tanto nas redes sociais como em blogs e outras mídias.

Sempre voltado a informar clientes em potencial, ainda que sem comercializar os seus serviços, apenas transmitindo conteúdo de qualidade que os instruem e aumentam a credibilidade dos seus serviços como advogado.

Benefícios do marketing digital para os advogados

Hoje, nós vivemos em um mundo que está conectado 24 horas por dia, 7 dias na semana, não há um momento sequer que alguém não está ativo na internet.

Isso significa que os seus clientes em potencial estarão online, o que inclui a procura por serviços de advogados.

Mesmo que alguém o descubra através do boca a boca ou outros métodos mais tradicionais, eles provavelmente pesquisarão sua empresa e visitarão seu site para saber mais sobre você.

Você precisa pensar nisso como o primeiro contato com o seu escritório, o que significa que você deve estabelecer uma imagem de confiança que os ajude a tomar uma decisão.

As mensagens, o design e a experiência do seu site são as chaves para fazer isso.

Ao contrário do marketing tradicional, como outdoors, cartões de visita etc. O seu site está sempre lá, sob demanda, te ajudando a demonstrar sua autoridade no assunto quando um cliente em potencial começa a procurar.

Plataformas para fazer marketing digital para advogados

Existem vários canais de marketing que os escritórios de advocacia podem investir para atrair mais leads e casos. Esses incluem:

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é como você pode ajudar a garantir que as pessoas encontrem sua empresa quando pesquisam online coisas com as quais sua empresa pode ajudá-las.

Isso ocorre através de um site e perfil no Google Meu Negócio, em que você utiliza palavras-chave relacionadas a sua área de atuação e através delas, as pessoas podem encontrar os seus serviços.

O SEO tem vários componentes, incluindo otimização no site e SEO local. Vamos ver como esses componentes funcionam abaixo:

  • O título da sua página

Você pode pensar em um título de página como o título de um livro. Um título de página é o que chama mais atenção na página e informa ao Google qual é o tópico principal retratado.

É também o que as pessoas veem no Google quando sua página aparece. Quanto mais claro e relevante for para a pesquisa, maior a probabilidade de alguém clicar nele.

  • Subtítulos

Esses são os textos maiores que você costuma ver nos artigos online que indicam sobre o que trata cada seção do conteúdo.

Você pode pensar nisso como capítulos de um livro didático – eles ajudam você a navegar rapidamente para as informações que você está procurando especificamente.

  • Meta descrições

Esses são os pedaços de texto menores que você vê abaixo de um resultado de pesquisa do Google. Você pode pensar nisso como resumos de livros.

Eles estão lá para fornecer aos pesquisadores mais contexto sobre a página. Embora não sejam um fator de classificação direto, eles podem aumentar a probabilidade de as pessoas clicarem em seu resultado, portanto, não os subestime.

  • Link internos

Os links internos são os hiperlinks encontrados no conteúdo que você lê online que o direcionam para outra página.

O Google os usa para navegar em seu site ao rastreá-lo e avaliá-lo. A forma como você vincula as páginas (incluindo o texto que você usa) ajuda o Google a entender sobre o que se trata o seu site e como as diferentes páginas nele se relacionam entre si.

Os links internos são um dos mecanismos mais poderosos que influenciam seus rankings sobre os quais você tem controle direto.

  • Palavras-chave e tópicos.

Embora o uso de palavras-chave relevantes para o que as pessoas estão pesquisando não seja tão importante quanto costumava ser, elas ainda são importantes.

A forma como você os usa em seu conteúdo ajuda a fornecer ao Google as informações adicionais necessárias para avaliar a probabilidade de seu conteúdo ser abrangente e, portanto, fornecer ao pesquisador o que ele deseja.

  • SEO local

O SEO local se concentra majoritariamente em ter um perfil no Google Meu Negócio.

Seu perfil do Google Meu Negócio contém informações de contato importantes para seu escritório de advocacia, como seu número de telefone e endereço.

Ele também deve incluir imagens que você adicionou a esse perfil e avaliações online de clientes.

  • Criação de links

Quando outro site é vinculado ao seu conteúdo, isso indica que o conteúdo do seu site é de alta qualidade e confiável.

Quando você ganha essas ações, conhecidas como backlinks, pode ajudar a impulsionar seus resultados de SEO.

Postar como convidado ou ser citado em artigos em outros sites é uma ótima maneira de divulgar o nome do seu escritório de advocacia.

Marketing nas redes sociais

Compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma boa maneira de se conectar com seu público, mas o principal objetivo dos sites de mídia social é manter as pessoas engajadas.

O seu conteúdo deve ser relacionado a sua área de atuação dentro da advocacia, nas redes sociais, você pode usar tanto textos, como imagens, artes e até mesmo vídeos, para chamar a atenção do público.

A gestão de redes sociais ajuda muito nesse caso, permitindo que você tenha conteúdo de qualidade e atualizado semanalmente.

Se você não sabe quais redes sociais usar para o seu escritório, podemos afirmar com toda certeza que o Instagram deve ser incluído em sua estratégia.

Isso porque essa é a plataforma que sempre aparece entre os primeiros resultados do Google, e ela permite uma ótima variedade de conteúdo como: Reels, Stories, posts no feed, lives etc.

Ademais, o Facebook e o LinkedIn também são outras ótimas opções, pois possuem uma grande quantidade de usuários.

Escolha no mínimo duas redes sociais e atualize o conteúdo dos seus perfis semanalmente para manter o engajamento em alta!

Marketing de conteúdo

O Google adora classificar o conteúdo que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas. E isso é muito bom principalmente para advogados, porque assim, você não estará comercializando seus serviços, e sim, informando clientes em potencial.

Os usuários do Google ao pesquisarem sobre determinado assunto relacionado ao que você oferece, podem encontrar um de seus artigos online e entender mais sobre o assunto.

Você também pode classificar palavras-chave relacionada a determinadas áreas do direito, como direito civil por exemplo.

Nesse caso, ao invés de usar apenas a palavra-chave “direito civil”, você pode usar palavras relacionadas a essa área, porém mais específicas, como: questões envolvendo direito do consumidor, entre outras.

Como criar uma estratégia de marketing digital para seu escritório de advocacia

Um plano de marketing para advogados ajuda a detalhar o que fazer para alcançar seus clientes em potencial.

Para ter sucesso, você deve definir seu público-alvo, definir metas de marketing, definir um orçamento, escolher os canais de marketing certos, executar e medir seus resultados.

Defina seu público-alvo

Para se conectar com os clientes certos, você precisa saber com quem está falando.

Pense em seus clientes ideais no passado e no tipo de clientes que você deseja no futuro. O que eles têm em comum? Como você pode restringir a demografia para que você esteja falando claramente com seu público-alvo?

No setor jurídico, é importante ter clareza sobre o foco do cliente de sua prática jurídica, independentemente da sua área de atuação.

Lembrando que, no caso do marketing jurídico, muitas vezes seus clientes ideais podem ser bastante diferentes entre si, tendo apenas um problema em comum.

Portanto, seja flexível ao pensar no seu público-alvo e considere que o seu cliente pode vir de qualquer lugar.

Tenha metas de marketing

A razão pela qual o marketing jurídico pode não dar certo é justamente a falta de metas de marketing.

Antes de decidir sobre suas táticas de marketing, determine como você medirá o sucesso.

Defina metas de marketing que possam ser rastreadas facilmente e refletidas regularmente em seu escritório de advocacia.

Algumas metas podem ser:

  • Aumentar o tráfego no seu site
  • Ter mais engajamento nas redes sociais por meio de likes, comentários e compartilhamentos
  • Ganhar mais clientes no seu escritório de advocacia

Defina um orçamento

Todo escritório de advocacia precisa de um orçamento de marketing, independentemente do tamanho, localização ou áreas de atuação.

Embora esse orçamento possa variar com base nesses parâmetros, um orçamento ajuda a determinar a melhor maneira de alcançar clientes em potencial de maneira eficaz.

Hoje, é fácil encontrar serviços de marketing digital terceirizados com ótimo usto-benefício, o que ajuda você a se concentrar no seu trabalho enquanto os profissionais te ajudam.

Dê uma olhada no conteúdo da Agência de Marketing Digital DUNA e veja como nossos serviços de marketing jurídico digital podem ajudá-lo hoje!

Escolha os canais de marketing certos

Os canais de marketing são os lugares nos quais você pode se conectar com seus novos clientes. Esses canais são:

  • O perfil do Google Adwords ou Google Meu Negócio da empresa
  • Redes sociais
  • Seu site
  • Blogs

Comece a executar seu plano

Depois de conhecer o orçamento e o investimento de tempo necessário para que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas, é hora de executá-las.

Concentre-se em etapas de ação diárias, semanais e mensais significativas que o aproximam de seus objetivos.

Ter um planejamento e trabalhar em função dele facilita o seu trabalho e permite que seus canais estejam sempre atualizados, então não deixe de criar um para o seu escritório!

Meça os resultados

Com a maioria dos aspectos do marketing, levará algum tempo até que você comece a ver grandes resultados.

Comece a rastrear os resultados de acordo com as metas que você estipulou.

Você pode usar softwares como o Google Analytics para observar o desempenho do seu site, e também as ferramentas de análise das redes sociais para entender como o seu conteúdo está se saindo.

Dicas de marketing digital para escritórios de advocacia

Reunimos algumas dicas de marketing digital que podem ajudar o seu escritório de advocacia.

Confira as principais dicas abaixo:

1. Crie um site profissional e otimizado para SEO

Seu site deve comunicar claramente a identidade da sua marca e os serviços que são prestados.

Há algumas coisas a serem lembradas em relação ao marketing e design de sites de escritórios de advocacia, incluindo:

  • Construa o site com seus clientes em potencial em mente, incluindo as perguntas que eles possam ter e o material mais útil para eles
  • Use uma interface limpa e botões de navegação claros
  • Não sobrecarregue seu site, e especialmente sua página inicial, com vídeos massivos de carregamento lento ou outros arquivos
  • Teste o desempenho do seu site em computadores e dispositivos móveis
  • Verifique se há uma chamada para ação em suas páginas sobre a próxima etapa do usuário

Construir um site otimizado para SEO e focado no usuário é muito importante, mas também consome tempo.

É melhor tratado por especialistas em marketing. Muitos advogados investem de forma inteligente em uma equipe para ajudá-los a construir um site otimizado.

Visite o site da DUNA e faça um orçamento para ter um site otimizado.

2. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo do seu site deve ser voltado para novos clientes em potencial, bem como para os mecanismos de pesquisa.

O Google avalia o conteúdo com base na qualidade dele diante da intenção do usuário. Isso significa que o seu site deve estar otimizado de acordo com as demandas do público-alvo para esses assuntos.

Ele deve ser informativo, esclarecedor e original, para diferenciar você da concorrência.

3. Tenha conteúdo útil

Seu público-alvo não chega ao seu site por acaso. Eles têm uma preocupação legal ou uma pergunta importante para a qual desejam uma resposta. Ao escrever conteúdo para esses leitores, sempre forneça informações úteis.

Escreva de forma que eles entendam. Dê contexto, use exemplos e esteja sempre disposto a voltar e atualizar se as coisas mudarem.

Outras formas de tornar seu conteúdo mais atraente incluem:

  • Link para outro conteúdo relevante em seu site
  • Evitando jargões jurídicos
  • Escrevendo perguntas frequentes no final de artigos longos ou postagens de blog
  • Usar imagens ou infográficos para sintetizar informações complexas

Lembre-se, seu cliente provavelmente está com muitas dúvidas a cerca do problema jurídico que ele possui, e você, como advogado, pode ser justamente a luz no fim do túnel para ele.

Além de você estar ajudando pessoas a entenderem como sanar seus problemas, você estará criando uma imagem de confiança que com certeza ajudará você a conquistar mais clientes para o seu escritório!

Contrate uma agência de marketing digital especializada

O marketing digital para escritórios de advocacia pode parecer complicado no início porque inclui muitos aspectos diferentes.

Depois de combinar todos esses aspectos, no entanto, você começará a ver como todos eles funcionam uns com os outros e levam a resultados em termos de novos clientes.

Para advogados, seu tempo é melhor gasto em duas coisas: converter clientes em potencial em clientes pagantes e atender às necessidades legais desses clientes.

Obter ajuda externa para definir e implementar suas táticas de marketing digital é crucial para permanecer relevante sem se estressar com a criação de conteúdo.

Afinal, você provavelmente está trabalhando com seus clientes, imagine ter que criar conteúdo e postá-lo semanalmente, enquanto lida com seu trabalho?

A equipe de marketing digital certa pode te ajudar a otimizar o seu conteúdo online, seja fazendo a gestão de redes, marketing de conteúdo para blogs, ou até mesmo otimizando o seu site.

Se você quer ver resultados e ganhar mais clientes, conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA visitando o nosso site!