7 Especializações em alta para quem é advogado

Com o aumento de profissionais no direito, é natural que a competição se torne mais acirrada. Aqueles que desejam conquistar um espaço e construir uma carreira de sucesso precisam se destacar.

Uma das melhores formas de se destacar na vida profissional é através das especializações. Buscar um curso de pós-graduação pode ajudar a enriquecer o currículo do advogado.

É claro que não basta fazer uma especialização qualquer. É necessário saber quais são as principais qualificações exigidas pelas empresas.

Neste artigo serão apresentadas algumas das principais especializações para quem é advogado.

Processo de execução e crumprimento de sentença

Uma frase que muitos advogados ouvem com frequência é: “fulano ganhou, mas não levou”. Isso acontece por conta da dificuldade que é concretizar a tutela jurídica no Brasil.

Muitas vezes o advogado tem sucesso durante o cumprimento de sentença. Entretanto, quando chega o processo de execução o devedor sempre encontra uma forma de se livrar da titularidade de todos os bens que possui.

Para lidar com isso, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de dominar a fase de cumprimento de sentença.

Muitas empresas que precisam lidar com a execução de títulos executivos também buscam esses profissionais.

Advogados que trabalham para impedir a prescrição de cheque, duplicata, nota promissória e outros títulos estão entre os mais disputados no mercado.

Direito tributário

Outra especialização que é muito valorizada pelas empresas é a especialização em direito tributário. O Brasil é um dos países que possuem a maior carga tributária no mundo.

Por conta disso, as empresas precisam de profissionais que ofereçam suporte e auxiliem no planejamento tributário.

Hoje em dia não basta apenas evitar a evasão fiscal, mas também é importante evitar a elisão fiscal, que é considerada uma prática imoral.

Por isso essa especialização é uma das mais valorizadas por empresas no Brasil e até no mundo.

Direito do Trabalho

Com o processo de flexibilização das leis trabalhistas, os advogados trabalhistas vão se tornar cada vez mais importantes para as relações entre empresas e trabalhadores.

Os advogados especializados podem atuar, tanto para as empresas como para os trabalhadores e sindicatos.

A especialização em direito do trabalho é uma das mais valiosas e está sempre em alta. Buscar essa especialização pode abrir um leque de oportunidades para quem é advogado.

Alguns acreditam que os advogados especializados em matéria trabalhista não passam dificuldade.

Direito Previdenciário

Outra área relacionada à saúde patrimonial das pessoas que também está em alta é o direito previdenciário.

Desde a reforma previdenciária, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em realizar um planejamento previdenciário. Essa pode ser a melhor forma de garantir um benefício condizente com a realidade do trabalhador.

Investir em uma especialização em direito previdenciário pode ser uma ótima opção para quem pretende advogar por conta própria.

Muitas empresas também buscam profissionais qualificados em direito previdenciário para oferecer treinamento e orientação para seus colaboradores. Existem incontáveis oportunidades para quem recorre a esta especialização.

Direito do Consumidor

Com o avanço tecnológico, os consumidores estão cada vez mais cientes da importância de assegurar seus direitos frente aos fornecedores de produtos e serviços.

Além disso, a evolução no setor comercial faz com que o trabalho dos advogados especializados em direito do consumidor se torne cada vez mais necessário.

Atualmente calcula-se que existe um déficit entre o número de advogados e número de litígios envolvendo direito do consumidor. Profissionais especializados em direito consumerista são cada vez mais necessários.

Não são apenas os consumidores que buscam esses profissionais. Muitas empresas estão buscando equipes de profissionais especializados em direito do consumidor para evitar atritos com consumidores.

Compliance

A expressão compliance deriva do verbo inglês “to comply” que significa, obedecer ou está de acordo.

Essa é uma das especializações mais proeminentes no direito. Ela envolve o suporte geral oferecido por um advogado ou escritório para uma determinada organização, a fim de que ela esteja de acordo com todas as normas para o exercício de suas atividades.

Em outras palavras, os advogados especializados em compliance se certificam de que uma pessoa jurídica esteja de acordo com todas as normas que regulam sua existência e atuação.

Profissionais especializados em compliance estão entre os mais disputados pelas empresas, e assim como os profissionais especializados em matéria tributária, eles recebem as maiores remunerações do mercado.

Contratos

Por último, mas não menos importante, temos a especialização em direito contratual.

O empreendedorismo é uma tendência cada vez mais visível em nossa sociedade, e graças a essa tendência os advogados especializados em contratos possuem uma infinidade de oportunidades de trabalho.

É praticamente impossível existir um empreendimento sem que sejam realizados contratos entre empreendedores e fornecedores, e onde existem contratos existe trabalho para os contratualistas.

Hoje as empresas buscam por esses profissionais, principalmente pelos que são especializados em contratos internacionais. Essa é uma das especializações em destaque para quem é advogado.

Especializações em alta para quem é advogado