Qual a melhor faculdade de Direito do Brasil? – Saiba como ingressar!

Qual a melhor faculdade de Direito do Brasil? Entre tantas opções disponíveis, qual é aquela que mais se adequa ao estudo de qualidade necessário e exigido pelo Ministério da Educação, o MEC? Vale a pena ingressar em uma faculdade de Direito particular ou devemos focar no ensino público/federal? Realmente existem diferenças entre esses dois estudos?

Estudar Direito é o sonho de muitos estudantes no Brasil. Juntamente ao curso de Medicina, o curso de Direito é um dos mais desejados por quem sai do Ensino Médio e deseja ingressar no Ensino Superior. Além disso, várias pessoas que já concluíram o Ensino Médio, estão há anos sem estudar e até mesmo as que já se formaram em outro curso sonham em fazer Direito.

O curso de Direito, na grande maioria das vezes é o destino de dois principais tipos de alunos: aqueles que não sabem o que fazer de curso superior, e acabam optando por Direito pelas chances profissionais de um futuro não tão distante, e aqueles que realmente sonham em um dia ser advogados, juízes, delegados e até mesmo policiais, passando em concursos públicos.

A realidade é que este é um curso desejado por muitos, o que, consequentemente, aumenta a dificuldade de ser aceito em uma universidade, principalmente quando falamos de instituições públicas/federais, afinal, a concorrência por vaga aumenta drasticamente em ambientes como esses.

Neste conteúdo, vamos contar a você nosso leitor qual a melhor faculdade de Direito do Brasil. Além disso, vamos mostrar quais são as formas de ingressar nela, já que existem diversos programas do Governo Federal, como o ProUni, FIES e SiSU, sendo somente um deles o indicado para a melhor instituição de ensino de Direito no Brasil. Leia conosco e conheça as melhores faculdades do Brasil no setor, vamos lá!

Qual a melhor faculdade de Direito do Brasil?

E qual a melhor faculdade de Direito do Brasil, afinal? Segundo um ranking fornecido pelo próprio MEC, o Ministério da Educação brasileiro, o melhor curso de direito do Brasil é oferecido pela USP, a Universidade de São Paulo, que é pública e pode ser aderida por meio do SiSU. Além dela, existem outras instituições nesta lista, mais precisamente quatro. Veja o ranking com as 5 melhores, sendo liderado pela USP:

  1. USP – Universidade de São Paulo – SP;
  2. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – MG;
  3. FGV – Faculdade Getúlio Vargas – SP;
  4. UFRJ – Universidade  Federal do Rio de Janeiro – RJ;
  5. PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP.

Como ingressar na USP?

Bem, já sabemos qual a melhor faculdade de Direito do Brasil, que é a USP. A Universidade Pública de São Paulo, portanto, abriga segundo o MEC a maior nota de avaliação para o ranking de universidades do curso de Direito, o que faz com que muitos desejem ingressar na USP.

Porém, como deve bem saber e imaginar, não é tão fácil assim entrar na USP. Como mencionado desde o início do conteúdo, é uma universidade extremamente concorrida, não somente no curso de Direito, mas também em outros, como: Medicina, Engenharia Civil e Mecânica, Biomedicina, entre vários outros cursos.

O nível dessa concorrência é tão grande que a nota de corte é muito alta, favorecendo somente aqueles que possuem notas consideravelmente superiores em relação aos seus concorrentes, mais especificamente no ENEM.

Para ingressar na USP, é necessário fazer o ENEM, inscrever-se no SiSU e estar dentro da nota de corte solicitada. Sem esses pré-requisitos, é impossível estudar no curso de Direito oferecido pela USP. Continue lendo conosco para entender.

O que é o SiSU?

E o que é o SiSU? Em termos gerais, o SiSU significa Sistema de Seleção Unificada. Esse programa do Governo Federal é destinado somente para universidade e faculdades públicas/federais, não sendo opcional para quem deseja entrar em uma faculdade privada. Neste último caso, é necessário colocar sua nota no ProUni para concorrer a uma bolsa integral ou parcial, além da possibilidade de financiar seu curso com o FIES.

Voltando ao SiSU, trata-se de um processo seletivo realizado logo após a prova do ENEM. Imagine que você fez a prova em Outubro e o resultado saiu em novembro. Por volta do mês de fevereiro do ano seguinte, processos seletivos como SiSU, ProUni e FIES abrem inscrições.

Você se inscreve no SiSU para o curso de Direito da USP e aguarda os resultados. Passarão os alunos que estiverem acima da nota de corte, essa que pode ser alterada até a data final da inscrição. Sabendo do resultado, então você fica a par do assunto e pode saber se entrou ou não na USP em Direito.

Qual a nota de corte para o curso de Direito na USP?

Atualmente, a nota de corte para o curso de Direito na USP é de 723. Vale ressaltar que esse é um valor que serve como base, já que é do ano passado. Nada garante que no próximo ano esse valor não será maior ou até mesmo menor. Esperamos ter ajudado você em sua pesquisa sobre qual a melhor faculdade de Direito do Brasil. Até a próxima!

Qual a melhor faculdade de Direito do Brasil