Como cobrar inquilino que não paga aluguel? Primeiro, você pode fazer uma cobrança amigável ou acionar o fiador. Mas, se isso não funcionar, você pode enviar uma notificação extrajudicial de cobrança e, se necessário, entrar com uma ação de despejo.
Inquilinos inadimplentes estão entre os principais problemas para quem trabalha com a locação de imóveis. Todavia, os locadores não estão desprotegidos nessa situação. Pois, existem muitas formas diferentes de cobrar o inquilino que não paga o aluguel.
No artigo de hoje vamos conhecer as maneiras certas de fazer essa cobrança.
Como cobrar inquilino que não paga aluguel tentando negociar?
Em primeiro lugar, saiba que como proprietário do imóvel você pode entrar com uma ação de despejo a qualquer momento a partir de um dia de atraso do aluguel. No entanto, se você não quer despejar o inquilino, o mais recomendado é tentar negociar.
Então, faça uma cobrança amigável por telefone ou vá à casa do inquilino. Converse e deixe claro que você quer receber os valores atrasados em determinado prazo. Ou terá que entrar com medidas mais drásticas, se não for feito o pagamento.
Você pode dar ao inquilino 15 dias de prazo para pagar os atrasados. Já que esse é o mesmo prazo previsto na lei do inquilinato em uma ação de despejo por inadimplência.
Como cobrar inquilino que não paga aluguel com uma notificação extrajudicial?
Antes de enviar uma notificação extrajudicial de cobrança você pode recorrer as garantias do seu contrato. Por exemplo, você pode acionar o fiador para que ele pague os aluguéis atrasados.
Entretanto, lembre-se que você precisa comprovar que tentou cobrar o inquilino antes de utilizar as garantias que o contrato prevê. Portanto, se não for possível comprovar as cobranças amigáveis, você pode enviar antes uma notificação extrajudicial de cobrança.
Trata-se de um documento que pode ser enviado por e-mail, mensagem em aplicativos como WhatsApp, ou até mesmo lavrado em cartório e enviado por escrito a residência do inquilino. Independente da forma que você escolha, você terá um meio eficaz de comprovar que fez a cobrança dos atrasados.
Protesto em cartório e ação de despejo
Como cobrar inquilino que não paga aluguel se nenhuma das medidas anteriores não funcionar? Se você não conseguir receber os valores atrasados, ou se mesmo depois de acionar as garantias do contrato o inquilino continuar a não pagar, você pode protestar a dívida em cartório.
Assim você consegue tornar a dívida pública e afetar o crédito do inquilino inadimplente. Além disso, o inquilino ainda vai ter que arcar com multas por atraso e com os custos do cartório quando for dar baixa no processo. Então, essa costuma ser uma medida eficaz na prática.
Mas, se mesmo assim você não receber os valores atrasados, você pode entrar com uma ação de despejo. Essa é a medida mais drástica, no entanto, com ela você com certeza vai conseguir tirar o inquilino inadimplente do imóvel. Basta comprovar na justiça que ele realmente está devendo.
Concluindo
Existem diferentes formas de cobrar os aluguéis atrasados. Mas, se nada resolver, a forma mais certa de receber os atrasos e retirar o inquilino do imóvel é uma ação de despejo.
Ainda tem dúvidas sobre como cobrar inquilino que não paga aluguel? Comente!