Anywhere office: o trabalho remoto é mesmo uma boa opção?

A migração do trabalho presencial para o formato remoto é tendência em todo mundo e projeções do Ipea revelam que o formato do trabalho remoto poderá ser adotado em 22,7% das ocupações nacionais, alcançando mais de 20 milhões de brasileiros. Isso colocaria o Brasil na 45ª posição do mundo e no 2º lugar no ranking de trabalho remoto na América Latina.

O formato ainda não atingiu a maior parte dos brasileiros, mas muitos sonham com a possibilidade de “trabalhar de casa”. A realidade é que o trabalho remoto tem vantagens e desvantagens,além de questões podem ser positivas ou negativas, dependendo da pessoa.

Mães podem se beneficiar do trabalho remoto

Quando nasce um filho, nasce também para a mulher uma preocupação que antes não existia “vou continuar trabalhando?”. Essa pergunta não reflete somente a vontade da mulher, mas a realidade ainda hoje de um mercado de trabalho em que os homens que são pais têm mais possibilidade de conseguir um emprego do que as mulheres que são mães. Esse fato pode ser constatado através de números:

Um total de 89,2% dos homens brasileiros com idades entre 25 e 49 anos e que têm filhos de até três anos estão empregados, enquanto apenas 54,6% das mães estão na mesma situação, segundo o estudo de Estatísticas de Gênero divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma diferença de mais de 30% que não leva em consideração escolaridade ou especialização, apenas o gênero.

Com isso, o trabalho remoto pode ser para muitas mães uma chance de conseguir conciliar o trabalho com o cuidado do seu filho. O anywhere office proporciona mais tempo e mais qualidade na relação entre mãe e filho, já que ela possui mais flexibilidade para realizar as suas tarefas e assim consegue lidar melhor com as necessidades da criança.

Uma pesquisa da ONG Catalyst revela ainda que as mulheres que são responsáveis pelos cuidados com os filhos e que têm acesso ao trabalho remoto, têm 32% a menos de intenção de deixar o trabalho do que as que não trabalham nesse formato.

No entanto, é preciso tomar cuidado ao pensar que o trabalho remoto não toma tempo e responsabilidades e que a mulher tem 100% do seu tempo voltado para criança. Uma mãe que trabalha em casa ainda tem suas oito horas de trabalho diário – pode variar de acordo com a empresa – que requerem sua atenção. Por isso, é importante lembrar que apesar da flexibilidade do anywhere office, as mães que trabalham remotamente não estão “a toa em casa” e precisam que outras pessoas saibam disso.

Vantagens

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou “queria tanto trabalhar em casa hoje” ou então “quem me dera trabalhar à beira da piscina”. São muitas as vantagens do trabalho remoto e a verdade é que o que funciona para uma pessoa, nem sempre funciona para outra. Porém, é muito importante considerar todos os pontos relevantes.

Confira algumas vantagens do trabalho remoto segundo estudo da Orbit Data Science.

  • Comodidade: “Fico mais à vontade” e “Trabalho de onde quiser” são respostas que aparecem frequentemente como vantagem do trabalho remoto. Essas questões são cruciais para quem gosta dessa forma de trabalho. Não se afligir todos os dias com que roupa ir trabalhar e não precisar se preocupar na forma certa e profissional de se portar durante todo o dia de trabalho, são pontos positivos para o anywhere office.

Trabalhar de onde quiser talvez seja o ponto alto de todos que pensam no trabalho remoto. Tendo a estrutura necessária para o seu tipo de trabalho, é possível fazer suas tarefas de casa hoje, de um café amanhã e à beira da piscina no dia seguinte. A comodidade com certeza é um grande ponto positivo do modelo.

  • Jornada de trabalho: a flexibilidade de controlar o seu próprio horário, ou mesmo que haja um horário pré-definido, ter a liberdade de fazer pequenas pausas necessárias, é uma vantagem do trabalho remoto é um tópico importante para quem tem esse modelo de trabalho.

Utilizar a hora de almoço para conseguir desenvolver outras tarefas ou relaxar com a família, por exemplo, são pontos positivos para o trabalho à distância.

  • Deslocamento: “Não pego transporte público” só perde para “Não perco tempo de deslocamento”. Uma das desvantagens do trabalho presencial é ter que acordar mais cedo e para muitas pessoas, enfrentar trânsito para chegar ao local de trabalho e depois para voltar para casa. Com isso, além do horário de expediente, há perda de tempo antes e depois.

Com o anywhere office, não existe deslocamento, a não ser que a pessoa queira trabalhar em um lugar diferente, fora de casa. A qualidade do seu tempo durante o dia é maior, já que os minutos ou horas que ela passaria se deslocando, pode ser usado para outras atividades, como ir à academia, encontrar os amigos ou fazer atividades domésticas.

Desvantagens

Quando se trabalha na sede física de uma empresa e você ouve sobre pessoas que trabalham de forma remota, são grandes as chances do seu primeiro pensamento ser “como eu queria trabalhar assim, só tem vantagens”. O anywhere office parece ser o verdadeiro “paraíso na terra”.

Você consegue o tão sonhado anywhere office e então percebe que os prós são claramente enormes, mas a verdade é que assim como tudo na vida, há o lado bom e ruim. Os pontos negativos não vão ser os mesmos para todos que trabalham dessa forma, o que pode não ser problema para você, pode ser para outra pessoa e vice-versa.

Confira algumas desvantagens do trabalho remoto segundo estudo da Orbit Data Science.

  • Longa jornada de trabalho: o aumento da jornada de trabalho pode ser um dos grandes pontos negativos do anywhere office. De acordo com o estudo, ele compõe a principal queixa dos trabalhadores. Assim como todas as outras questões relativas às desvantagens, não é uma regra. Algumas empresas veem essa forma de trabalho como uma liberdade para que seu funcionário trabalhe a qualquer momento e que ele esteja o tempo todo disponível. É o que causa a maior insatisfação dos trabalhadores, por isso, é necessário que haja limite da jornada de trabalho.
  • Distrações: trabalhar fora do espaço físico da empresa pode acarretar em distrações que muitas pessoas não são capazes de controlar. “Minha família não entende que estou fazendo home office” e “Barulhos externos me atrapalham” são as principais reclamações do trabalho remoto.

Para muitos ainda é difícil entender que uma pessoa pode conseguir fazer seu trabalho de qualquer lugar. Com isso acham que se ela está em casa, pode passear com o cachorro ou ajudar o primo a fazer a lição de casa; quando na verdade ela está fazendo as tarefas da sua profissão. Fazer

a família entender o conceito de anywhere office é uma dificuldade que inúmeras pessoas encontram.

Já enquanto há quem não se incomode com barulhos externos como crianças chorando e televisão alta, para muitos, esses podem ser grandes inimigos da concentração e consequentemente, da produtividade. Para essas pessoas, trabalhar na sede da empresa é mais vantajoso.

  • Social: outra desvantagem é a falta de interação com colegas de trabalho. As tarefas do dia a dia podem complicadas e estressantes e poder conversar pessoalmente pode ser de grande ajuda. Comentar sobre assuntos de fora do trabalho podem ser distrações bem-vindas para aliviar a mente por alguns minutos. Até mesmo um bate-papo na hora do almoço pode ser o suficiente para algumas pessoas.
  • Outra questão apontada no estudo da Orbit Data Science é o desgaste familiar. Explicar constantemente para a família que você “não está à toa” ou ainda a convivência excessiva pode se revelar para muitos trabalhadores, uma desvantagem a ser levada em consideração.

O anywhere office pode ou não ser uma boa estratégia para empresas e trabalhadores. É necessário entender o que combina com o mercado de trabalho e se a empresa pode se adaptar ao formato. Já os trabalhadores precisam analisar as vantagens e desvantagens e saber o seu perfil para entender o que é o melhor para si mesmo, trabalho presencial ou remoto.

Anywhere office