O seu escritório de advocacia está gerando o máximo de lucro possível? Siga estas etapas para melhorar a lucratividade do seu escritório de advocacia ou contrate uma empresa de marketing digital para advogados.
Como se os advogados, sejam sócios ou sócios, não estivessem sob estresse suficiente, visto que atuam em grandes e prestigiosos escritórios de advocacia, eles devem estar atentos e, às vezes, são ditados pela lucratividade do escritório.
De acordo com a Law Practice Today , a lucratividade do escritório de advocacia é uma tarefa crítica de gerenciamento que influencia as decisões de gerenciamento estratégico.
No entanto, embora a lucratividade seja facilmente definida, os modelos tradicionais de relatórios financeiros de parcerias de escritórios de advocacia não são fáceis de analisar ou comparar dentro do setor jurídico.
Por mais complicada que essa definição possa parecer, os sócios, no entanto, entendem que uma boa parte da lucratividade do escritório de advocacia depende de quantos negócios eles trazem para o seu escritório de advocacia.
Ou, se houver um grande influxo financeiro para a empresa a partir de um caso ganho, isso também contribuiria para a lucratividade dessa empresa.
A maioria das empresas define lucro como os ativos obtidos após a subtração de suas despesas. O mundo corporativo mede a lucratividade por meio de um sistema de relação preço / lucro em que o preço das ações é dividido pelo lucro por ação.
Por mais direto que seja, principalmente para pessoas físicas que possuem ações de uma empresa, esse tipo de modelo de lucratividade não é o que os escritórios de advocacia usam. Isso porque os escritórios de advocacia são tradicionalmente estruturados como sociedades e são de capital fechado.
Além disso, os escritórios de advocacia não obedecem às mesmas regulamentações voltadas para o lucro e às análises dos investidores que as corporações. Isso ocorre porque os escritórios de advocacia não são:
- Entidades de capital aberto.
- Não investido por investidores.
- Não são corporações no sentido tradicional.
Por outro lado, os escritórios de advocacia são:
- Liderado por sócios legais dentro da sociedade da empresa.
- Propriedade privada.
- Entidades que lucram com negócios em andamento e retentores.
- Entidades que obtêm lucro por meio de grandes acordos jurídicos.
Quem se beneficia da lucratividade do escritório de advocacia?
Na maioria dos casos, os sócios são as primeiras pessoas dentro dos escritórios de advocacia a compartilhar os lucros do escritório. O lucro é primeiro dividido entre os sócios, enquanto os associados podem ou não participar dos lucros da empresa por meio de bônus.
O próprio escritório de advocacia também pode se beneficiar da lucratividade de um escritório de advocacia por meio de:
- Valor criado.
- Maior capacidade de cobertura de custos.
- A empresa agora pode assumir um risco maior.
- O escritório de advocacia em geral ganha dinheiro.
A lucratividade do escritório de advocacia prova ainda que os escritórios evoluíram para verdadeiros negócios, embora não operem de forma alguma como um negócio.
Não há outro produto além dos próprios advogados e como eles representam um cliente ou caso. Mesmo assim, ter clientes pode, de certa forma, se assemelhar a uma grande empresa que tem investidores em ações públicas.
Enquanto os investidores compram um número crescente de ações de uma empresa, os investidores de um escritório de advocacia são os próprios clientes que pagam pelos serviços jurídicos do escritório.
Na verdade, à medida que o trabalho jurídico desse cliente cresce, levando o cliente a colocar um ou mais advogados da firma sob custódia, isso, de forma forte, pode se assemelhar às corporações tradicionais, seja mensal ou trimestralmente, essa firma cobra do cliente por seu “status de espera” que está associado aos advogados contratados.
Como é calculada a lucratividade do escritório de advocacia?
De acordo com a Law Practice Today, a lucratividade do escritório de advocacia é calculada da seguinte maneira: Um escritório de advocacia com 20 advogados e US $ 10 milhões em receitas, onde um escritório tem dez sócios patrimoniais, enquanto o outro escritório limitou sua posição de sócio a apenas cinco sócios líderes com os outros cinco considerados parceiros não patrimoniais (relatados como despesas antes do lucro líquido), terão despesas e lucro líquido drasticamente diferentes, embora cada pessoa nas duas empresas possa ganhar a mesma quantia. O escritório de advocacia com dez sócios pode ter lucro líquido de $ 5 milhões, enquanto o escritório com cinco sócios pode reportar apenas lucro líquido de $ 4 milhões.
Quais firmas têm maior probabilidade de se beneficiar da lucratividade da firma de advocacia?
Para ter certeza, todos as firmas se beneficiam de alguma forma da lucratividade da firma de advocacia. A lucratividade do escritório de advocacia pode ajudar a reter sócios importantes, bem como os clientes desses sócios, o que beneficia todo o escritório.
A lucratividade de alto rendimento também pode atrair advogados externos que, por sua vez, possuem uma carteira forte de clientes.
Mas as empresas que têm maior probabilidade de se beneficiar da lucratividade da firma de advocacia são as grandes e prestigiadas, simplesmente porque são as que estão recebendo casos de margem mais alta, como propriedades ricas ou grandes questões jurídicas corporativas em curso para as quais os advogados são mais do que provavelmente retidos.
Se um escritório de advocacia tem menos sócios, há mais lucros disponíveis?
Escritórios de advocacia com apenas alguns sócios não significam necessariamente que a lucratividade do escritório será distribuída de maneira mais uniforme. Isso ocorre porque, na maioria dos ambientes jurídicos, quanto menos sócios uma empresa tiver, maior será a fatia do lucro que os advogados ficarão com eles.
Se um escritório de advocacia tem muito mais sócios, a fórmula permanece a mesma, mas as fatias do bolo são mais finas do que se o escritório tivesse menos sócios.
Quanto aos associados, eles ainda podem receber um bônus, mas muito depende da política e da cultura do escritório de advocacia. Muito provavelmente, um associado simplesmente será deixado para compartilhar a glória recém-descoberta da empresa.
A lucratividade do escritório de advocacia parece altamente alavancada?
Enquanto os sócios controlam como os lucros de um escritório de advocacia são distribuídos, é parte integrante pensar e acreditar que o sistema de lucratividade do escritório de advocacia é altamente alavancado – porque é.
Como um bando de leões em que o maior e mais feroz macho come a matança primeiro, o maior e mais importante sócio, geralmente um sócio fundador, recebe a maior parte dos lucros de um escritório de advocacia.
Então, como a maioria dos escritórios de advocacia aumenta sua lucratividade?
Existem várias maneiras pelas quais os escritórios de advocacia podem aumentar sua lucratividade. Listados aqui estão os métodos mais populares que os principais escritórios de advocacia utilizam para ampliar seus resultados financeiros.
- Melhore os sistemas do seu escritório de advocacia. Documente a rotina de seu escritório de advocacia para cada caso tratado por seus advogados. Em seguida, use esse sistema para se proteger contra possíveis empecilhos e erros que podem limitar os lucros que seu escritório de advocacia pode obter. Ter os sistemas corretos implementados não apenas permitirá que você faça mais, mas também tornará mais fácil delegar trabalho a um associado ou outros funcionários.
- Maximize a lucratividade do seu escritório de advocacia. Explore todas as rotas possíveis para descobrir onde você pode maximizar a lucratividade. Certifique-se de que todas as horas faturáveis de sua empresa sejam enviadas de maneira adequada e faturadas em tempo hábil.
- Certifique-se de que seus advogados não deixem as horas faturáveis em cima da mesa. Em alguns casos, as horas faturáveis são perdidas por falta de faturamento preciso. Exija que seus advogados revejam ocasionalmente o processo de faturamento para ter certeza de que estão cobrando adequadamente pelo trabalho.
- Procure novas áreas de prática, se possível. Alguns escritórios de advocacia simplesmente não conseguem ver a floresta por causa das árvores. Em grandes escritórios de advocacia, os advogados que se especializam em áreas de atuação de nicho podem ser facilmente esquecidos por outros no escritório. Maximize o potencial de todos os seus advogados para garantir que cada um esteja trazendo negócios ou cobrando dentro de sua área de atuação.
- Recrute advogados especializados em áreas de atuação que não são a especialidade de sua empresa. Um método interessante para aumentar a lucratividade é expandir as áreas de atuação do seu escritório de advocacia. Fique de olho nas áreas de prática novas e emergentes nas quais seu escritório de advocacia pode se envolver e obter um lucro maior.
- Faça com que seus advogados se promovam e também seu escritório de advocacia: a melhor maneira de aumentar os lucros é informar aos consumidores que você está no jogo. Aprimore e amplie seus esforços de marketing com melhor publicidade de marca. Além disso, considere apresentar seus advogados em eventos e reuniões especiais.
- Evite clientes ruins. Pode haver muitas maneiras pelas quais um cliente é considerado mau. Eles não pagam seus honorários advocatícios em dia ou contratam um escritório de advocacia apenas para mantê-los disponíveis, mas não fornecem ao escritório o trabalho contínuo que pode ser cobrado.
- Aumente suas taxas. Claro, as taxas podem ser um assunto delicado tanto para um advogado quanto para um cliente, mas às vezes é necessário manter os resultados financeiros. Ao mesmo tempo, um grande número de advogados passa anos sem aumentos em seus honorários, o que pode eventualmente ter um efeito negativo em seus negócios. Lembre-se de que a última coisa que você deseja é colocar seu escritório de advocacia em risco financeiro. Se você precisar aumentar suas taxas para manter as portas abertas, faça-o.
- Analise com precisão e com freqüência. As horas faturáveis são o sangue vital de um escritório de advocacia. Sem horas faturáveis, você pode muito bem fazer as malas e ir para o trilho. Configure um sistema no qual seus advogados não fiquem atrasados em suas faturas. Incentive-os a enviar suas faturas mensalmente para manter um fluxo constante de ativos que entram em seu escritório de advocacia.
- Fique atento quanto ao tempo faturável. Incentive seus advogados a ficarem em dia com o faturamento. Faça com que anotem cada meia hora que passam com um cliente e seu caso, seja cara a cara, por telefone, por e-mail ou qualquer outra interação. É justo fazer isso, especialmente se seus advogados estiverem envolvidos em casos difíceis.
- Peça feedback do cliente. Os clientes do seu advogado estão satisfeitos com o serviço prestado? Eles voltarão se tiverem mais questões jurídicas e recomendarão seu escritório de advocacia a outros clientes em potencial? Você só saberá disso se pedir feedback aos seus clientes.
- Verifique suas despesas. Existe desperdício dentro do seu escritório de advocacia? Alguém não está segurando a ponta, custando-lhe tempo e dinheiro? Faça um favor a você, aos seus advogados e ao seu escritório de advocacia, identificando partes inúteis de seu escritório de advocacia que você deve erradicar imediatamente.
- Faça com que clientes novos e existentes paguem antecipadamente. Isso pode ser estranho para alguns. No entanto, é muito importante manter o dinheiro entrando em seu escritório de advocacia. Afinal, você também tem despesas, como pagar adiantado ao advogado que acabou de pedir ao seu cliente novo ou existente.
Métricas que devem ser seguidas ao avançar.
Agora que uma linha de base foi estabelecida para você seguir ao tentar aumentar a lucratividade de seu escritório de advocacia, você deve ficar de olho nas seguintes métricas, que podem refletir a saúde financeira de seu escritório de advocacia. Esses são:
- Custo de atendimento a um cliente. Quanto custou o cliente A, B e C? Faça com que seus advogados mantenham registros detalhados de cada esforço que colocam no caso de um cliente. Você não quer perder nenhum dinheiro devido à sua empresa porque seu advogado se esqueceu de cobrar uma parte dos serviços prestados.
- Medidas de lucratividade. De todas as áreas de atuação em que sua empresa está envolvida, qual é a mais lucrativa? Fique por dentro de como suas áreas de atuação estão indo. Se um deles tiver uma lucratividade excessivamente baixa, talvez deva ser analisado um pouco mais de perto. Verifique também o seguinte:
- Lucratividade da empresa
- Rentabilidade por área de atuação
- Lucratividade por parceiros
- Lucratividade por cliente
- Rentabilidade por cronometrista (todos os níveis)
Alguns dizem que a medida de lucros em escritórios de advocacia não faz sentido: se eles disserem isso a você, ignore-os de todo o coração.
Há muito que se estabeleceu que os escritórios de advocacia são mais empresas do que estabelecimentos onde a advocacia é praticada. Isso é verdade.
À medida que os escritórios de advocacia evoluem para entidades que prestam consultoria comercial, financeira e imobiliária, além do suporte corporativo e contencioso de costume, eles parecem criar uma parceria com consumidores que não estão tão profundamente envolvidos na história do direito. Mas, uma vez que os escritórios de advocacia são, em um sentido forte, empresas, essas empresas precisam ter renda, ou morrerão muito rapidamente.
Embora todos os escritórios de advocacia sejam diferentes e, dependendo de sua área de atuação, não possam seguir o mesmo modelo de negócios de outro escritório de advocacia, as diretrizes acima ainda são muito amplas e podem ser aplicadas em quase todas as práticas jurídicas.
Siga as diretrizes acima para garantir que seu escritório tenha lucratividade suficiente para manter os associados e sócios felizes, mas o mais importante, as portas do seu escritório estão abertas para quem precisar de assistência jurídica.