Quais são as consequências de não emitir notas fiscais?

Nos dias atuais, as pessoas têm visto uma alta de pequenas empresas sendo abertas no meio da pandemia. Por conta dessa alta, no artigo de hoje, falaremos sobre quais são as consequências de não emitir notas fiscais e como as empresas podem ser prejudicadas sem a emissão das mesmas.

As empresas maiores e que estão no mercado já há algum tempo, tem uma noção melhor de quais são as consequências de não emitir notas fiscais, mas muito empresas menores e novas no mercado ainda não tem.

Por conta disso, nos tópicos a seguir, os leitores poderão entender melhor sobre esse tema que é muito importante e válido de ser amplamente discutido no mundo empresarial.

Mas então, quais são as consequências de não emitir notas fiscais?

O primeiro fato é que não emitir Nota Fiscal Eletrônica Online é crime! O ato de emitir notas fiscais de vendas ou serviços deve ser uma prática feita diariamente pelas pequenas, médias e grandes empresas.

São as notas fiscais que garantem que o governo fiscalize todas as transações e tribute os impostos necessários às operações de compras e vendas aqui no Brasil.

A sonegação fiscal é um crime nacional que pode trazer muita dor de cabeça e muitos malefícios para as empresas de uma forma geral, causando até mesmo a prisão dos responsáveis e a necessidade de pagamento de multas para o governo.

A empresa que apresenta sonegação fiscal, além de ficar mal vista e constrangida pela sociedade, terá que pagar um valor de multa muito acima do valor do imposto sonegado.

Resumidamente, a empresa só perde, tanto no quesito ético (que é considerado o principal), quanto no quesito financeiro, gastando muito mais do que teria gastado se tivesse andando corretamente com as suas contas para o governo.

Importância da emissão da nota fiscal

A emissão da nota fiscal garante uma transação de venda segura entre a empresa e o cliente, por isso ela é tão importante de ser emitida! O cliente pode, e deve solicitar a nota fiscal de compra para a empresa que ele estiver adquirindo o produto ou serviço.

Com a nota fiscal em mãos, o cliente tem direito a diversas garantias, as informações que são enviadas junto com a nota fiscal servem como uma verdadeira garantia legal do produto ou serviço que foi adquirido pelo cliente.

A empresa que emite a nota fiscal garante para o cliente, para a sociedade e para o governo que ela age de acordo com a lei. Se ela não emite nota fiscal, ela nega dados de garantias importantes para os seus fornecedores e demais clientes.

Para que a empresa entenda com mais detalhes sobre quais são as consequências de não emitir notas fiscais, abaixo falaremos de três motivos importantes para que a empresa garanta a emissão da nota fiscal.

Ficar de bem com a lei

Um bom dono de empresa quer dormir em paz e ajudar a sua empresa e a economia do seu país a crescer, não é mesmo?

O ato de emitir a nota fiscal garante que a empresa está agindo de acordo com a lei e ajudando o seu país a funcionar economicamente da melhor forma possível.

Não pagar multa

Fora o ato do empresário ajudar a economia do país em que ele possui a sua empresa, quem emite nota fiscal não tem perigo de ser pego por alguma auditoria ou ser denunciado por consumidores, no crime de sonegação de impostos.

As multas para esse crime são muito altas e podem levar o empresário até mesmo a ser detido pela polícia.

Garantir segurança para o cliente

A nota fiscal garante para o cliente as características do produto ou serviço, sem a nota fiscal ele não possui nenhuma garantia para trocas por posteriores defeitos do produto!

Por isso, se ele receber o produto ou serviço sem a sua nota fiscal de direito, ele pode sim denunciar a empresa sem pensar duas vezes (e com muita razão).

Certamente você, como empreendedor, se sentiria lesado se algum fornecedor não tivesse emitido a nota fiscal para a sua empresa! Se algum produto ou serviço que você precisa urgentemente apresentar defeito, você vai querer trocá-lo, não é mesmo?

Tenha empatia pelo seu cliente, pois ele também tem direito à garantia de troca por arrependimento e em ter em mãos a sua nota fiscal!

Considerações finais em relação à emissão das notas fiscais

Agora que você viu quais são as consequências de não emitir notas fiscais pela sua empresa, estamos convencidos que você não quer enfrentar dores de cabeça por conta disso, não é mesmo?

Então anote por aí, mesmo que a sua empresa for nova, ela deve sempre emitir corretamente as suas notas fiscais para evitar pensar em quais são as consequências de não emitir notas fiscais no futuro!

notas fiscais