Mentoria, o serviço ideal para profissionais que buscam uma carreira de sucesso

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e cheio de desafios. A cada ano que passa milhares de profissionais iniciam suas carreiras e o número de competidores para as vagas de emprego aumenta consideravelmente.

Muitas vezes, inúmeros profissionais se sentem perdidos, sem saber o que fazer na sua vida profissional. Como crescer? Como me destacar entre tantos para conseguir o emprego dos sonhos? Como superar determinado desafio na minha rotina de trabalho?

Seja para conseguir novas vagas de emprego ou promoções dentro das organizações, os profissionais se deparam com dificuldades que muitas vezes, parecem sem saída.

Líderes, gestores e coordenadores precisam de habilidades que outros profissionais não necessitem, como as que envolvem liderança. Como liderar e ser um bom líder? Minha equipe está com esse problema, e agora?

O fato é que independente do momento em que você se encontra na sua carreira, seu cargo ou área de atuação, é comum estar cercado por dúvidas na rotina de trabalho ou para tomar grandes decisões.

É tão comum que a mentoria, a solução perfeita nestes casos, está se popularizando no mundo corporativo atualmente. Essa é uma ferramenta que pode alavancar a carreira de profissionais de qualquer área de atuação e cargo.

Isso porque funciona como um aconselhamento que guiará o profissional durante sua jornada, proporcionando visões diferentes de um mesmo desafio, soluções e informações para decisões assertivas.

Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre a mentoria e suas vantagens na carreira de profissionais que desejam se destacar no mercado e conseguir oportunidades incríveis para a vida profissional. 

Mentoria: como este serviço funciona? Quais suas vantagens?

Mentoria se dá pela relação de mentor e mentorado, em que há um acompanhamento direto por um profissional extremamente qualificado e experiente da sua área de atuação. 

O mentorado é o profissional que deseja crescer pessoalmente e profissionalmente para atingir seus objetivos na carreira a curto, médio e longo prazo. A mentoria, então, é um processo no qual a pessoa mais experiente em determinado tema auxilia o outro com menos experiência.

Ajuda como? O mentor, por ser um profissional com mais experiência e qualificações, já passou por diversas situações na sua carreira e conhece muito bem o mercado. 

Por isso, quando o mentorado tem alguma dúvida ou desafio, ele saberá ajudá-lo com conversas estratégicas e sugestões para que ele consiga alcançar seu objetivo. Serão reflexões, sugestões de cursos, conteúdos e networking além da troca de conhecimentos, entre outras medidas (desenhadas e propostas individualmente).

O mentorado, então, consegue desenvolver suas habilidades, conhecer seus pontos fortes, identificar novas oportunidades e enfrentar desafios para os seus objetivos, com um caminho melhor definido e elaborado com o seu mentor.

A mentoria de líderes, por exemplo, serve para ajudar os profissionais nessa posição a lidar com suas equipes, a traçar boas estratégias e enfrentar os principais desafios da liderança, como na busca incansável por resultados.

Como a mentoria funciona?

A mentoria funciona por meio de reuniões entre o mentor e mentorado, as quais acontecem com certa frequência. Os dias e temas que serão discutidos a cada encontro são pré-estabelecidos entre as partes.

O mentor vai transmitir seus conhecimentos técnicos e experiências ao mentorado, ensiná-los algumas práticas, apresentar novas ferramentas e soluções, entre outras medidas. 

Cada mentoria funciona de uma maneira, é claro. Mas, em geral, o mentor e mentorado discutem ideias, problemas e soluções nas reuniões e depois, entre um encontro e outro, o profissional que está sendo ajudado deve colocar em prática tudo que aprendeu.

Na próxima reunião ele vem com mais feedbacks, novos desafios e aprendizados, compartilha com o mentor e assim as reuniões seguem ao longo do tempo. Algumas mentorias podem ser feitas em grupo ou de maneira individualizada – ambas as maneiras são positivas, a escolha fica a critério de cada pessoa.

Quais os benefícios da mentoria?

Além de ter o apoio de um profissional experiente e qualificado para traçar uma carreira de sucesso, a mentoria apresenta outros inúmeros benefícios, como no aumento do networking, auxílio na tomada de decisões, desenvolvimento de pontos fracos, direcionamento de ações estratégicas, na resolução de problemas e muito mais.

Vale ressaltar que neste conteúdo estamos falando sobre mentoria profissional, mas existem mentorias para finanças, para gestão de negócios, de marketing e muitas outras.

Empresas podem realizar mentorias com times e departamentos para melhorar a produtividade e qualificação de seus colaboradores, indicar apenas para líderes, gestores e/ou para aqueles que estão precisando de ajuda para entender qual o seu papel – e sua importância – na organização.

Como fazer mentoria profissional?

Como vimos, a mentoria pode alavancar a carreira de um profissional. Para encontrar bons mentores, o mais indicado é procurar por empresas especializadas em consultorias e mentorias.

Essas organizações contam com excelentes profissionais a disposição para ajudar outros na construção de suas carreiras. Essa solução só será eficiente se o mentor foi realmente extremamente competente, qualificado e experiente.

Então, garante que está contratando um bom profissional – não se esqueça disso!

Mentoria