Dicas para recolocação profissional de sucesso em 2022

Quem é que nunca ouviu a frase: “Ano novo, vida nova”? Essa frase rege a vida de inúmeras pessoas no começo de um novo ano. Afinal, esse é o momento de traçar metas e objetivos para os próximos meses. 

Dentre os desejos mais citados pelos brasileiros no começo de 2022 está a recolocação profissional. Para muitos profissionais, a chegada de 2022 representa uma chance para conquistar novas oportunidades e conseguir a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho.

Infelizmente, sabemos que o momento do país é delicado e há milhões de pessoas desempregadas atualmente. Sendo assim, a procura por novos trabalhos está mais alta do que nunca. 

Além disso, a recolocação também se trata de profissionais que já estão empregados, mas que desejam trocar de área de atuação e mudar de profissão, por exemplo.

Mas, afinal, o que é recolocação profissional? Esse termo se refere a inúmeras técnicas que visam facilitar o retorno das pessoas ao mercado de trabalho, a curto e médio prazo.

Portanto, pessoas que querem voltar ao mercado ou mudar de profissão devem conhecer algumas dessas técnicas para conseguir realizar esse objetivo mais rapidamente, sem passar por mais transtornos.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de recolocação profissional para você aplicar o quanto antes. São dicas práticas que tornarão esse processo que muitas vezes é doloroso e cheio de inseguranças, em algo mais tranquilo.

Afinal, você terá um plano de ação e, uma hora ou outra, encontrará a vaga que deseja. Acompanhe este conteúdo até o final para não perder nenhuma dica importante!

Vamos lá. 

Dicas de recolocação profissional para conseguir boas oportunidades

A nossa primeira dica é: não desanime. Sabemos que este é um momento delicado, de muita preocupação, mas tente manter a calma e tranquilidade o máximo possível. 

Lembre-se de que muitas pessoas já passaram por essa situação. Pessoas que, inclusive, hoje fazem muito sucesso no mercado.  Steve Jobs, Oprah Winfrey e J.K. Rowling são alguns exemplos de profissionais que já foram demitidos e se reergueram em algum momento.

Outro ponto importante que devemos mencionar é que a recolocação profissional exige autoconhecimento. Isto é, a pessoa precisa saber quais são seus pontos fortes e fracos.

Reflita com sinceridade, abrangendo aspectos profissionais e pessoais, da sua própria personalidade. Com isso, você entenderá o que precisa ser melhorado e o que está funcionando.

Dessa forma, será mais fácil se encaixar no perfil de alguma oportunidade bacana no futuro. Com essas dicas em mente, vamos às próximas!

Foco e dedicação é fundamental

Para conquistar a recolocação no mercado de trabalho em 2022, é preciso ter muito foco e disciplina. Isso porque muitos falam que estão procurando emprego, mas apenas cadastram o currículo em algum aplicativo e esperam o contato de alguma empresa. 

Dessa forma, você não conseguirá uma nova oportunidade! É preciso ter muito foco para entender o que o mercado está procurando, quais as capacitações as vagas exigem, entre outros aspectos. 

E também é preciso disciplina para manter os conhecimentos atualizados Continue estudando, fazendo trabalho voluntário, entre outras ações que façam você ter mais experiência e conhecimento no segmento que deseja trabalhar. 

Faça um planejamento

Uma das dicas mais importantes é o planejamento. Antes de qualquer coisa, o ideal é que o profissional planeje suas metas, defina a área de atuação, a pretensão salarial e quem são as pessoas que poderiam ajudar com indicações e dicas de oportunidades. 

Entenda quais cursos você vai precisar saber, em quais aplicativos você vai buscar por vagas, com que vai falar e outras tarefas. Assim, você saberá exatamente o que precisa fazer para se aproximar do seu objetivo.

Não atire para todo lado

Também é importante “não atirar para todo lado”. Isso porque é preciso ter foco nos objetivos e disciplina para atualização de conhecimentos e contatos. Se ficar tentando abraçar o mundo, não conseguirá focar em nada.

Seu desejo é vagas referentes ao cargo x, na área y? Então foque nisso, nos conhecimentos e qualificações necessárias. E claro, se candidate às oportunidades que se encaixam nos seus objetivos.

Mantenha a lista de contatos ativa

Networking é tudo atualmente! Por isso, faça uma lista de contatos que podem te ajudar na recolocação profissional. Ou seja, pessoas que já trabalhou, amigos, colegas, entre outras que possam ter oportunidades de emprego em vista.

Não deixe o orgulho falar mais alto! Além de ter acesso a vagas de emprego com mais facilidade, você também pode receber uma indicação – o que é muito valioso no mercado de trabalho atual.

Atualize seu currículo e se prepare para as entrevistas

Outro passo fundamental é atualizar o currículo. Pode parecer óbvio, mas muitos se esquecem. Coloque sua experiência mais recente, novos cursos, conhecimentos e muito mais.

Preencha tudo certinho e, claro, se prepare para entrevistas. Entenda como costuma ser o processo seletivo da área pretendida e comece a se preparar. Várias pessoas se esquecem de como é ser entrevistado, por estarem trabalhando há muito tempo.

Sendo assim, não seja pego desprevenido (a)!

Dicas para recolocação profissional de sucesso