Desenvolvimento de carreira: dicas para quem está começando

Com a economia brasileira em crise, o mercado de trabalho encontra-se um tanto quanto estagnado. 

Atualmente, o país atinge a triste marca de 11,3 milhões de desempregados, situação que historicamente é pior entre os mais jovens, fazendo com que a taxa de desocupação entre indivíduos de 18 a 24 anos chegasse a 31% no primeiro trimestre de 2021. 

Embora em maio deste ano tenham surgido sinais de melhora, após agravamento impulsionado pela crise gerada pela pandemia de covid-19 nos anos anteriores, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para iniciar a vida profissional.

Esse cenário aumenta o nível de incerteza e insegurança entre os jovens, que se veem desesperançosos, mesmo quando finalizam os estudos no nível superior. 

Junto a isso, há uma ansiedade inerente a essa fase da vida, que é marcada por múltiplas escolhas e dúvidas sobre qual é o caminho certo a seguir para ter uma carreira de sucesso. Entretanto, não se pode deixar que o desânimo tome conta!

É apenas quando traçamos planos para nosso desenvolvimento de carreira que passamos a ter controle sobre nossa trajetória profissional, vislumbrando – e aproveitando – melhor as oportunidades que a vida nos dá. 

É claro que essa não é uma tarefa simples, mas algumas dicas, além do empenho e da dedicação, podem ser muito úteis para quem está apenas começando a trilha no mercado de trabalho. 

Veja quais são elas a seguir:

Invista em conhecimento

Atualmente, com a alta competitividade no mercado de trabalho, se destaca aquele que, entre outras habilidades que falaremos a seguir, tem o melhor currículo em termos de conhecimento teórico. 

Afinal, esse é o primeiro contato que o recrutador terá com você, e poder contar com uma boa graduação e cursos extracurriculares relevantes pode fazer toda a diferença para que seu perfil seja notado e pré-selecionado. 

Então, vale a pena investir em si mesmo, ampliando seus conhecimentos sobre a área de atuação em que deseja seguir, bem como sobre o mercado de trabalho como um todo. 

Uma dica interessante é também optar por cursos de desenvolvimento profissional, que têm como objetivo trabalhar habilidades como inteligência emocional, foco, imagem pessoal e habilidades como comunicação e planejamento de carreira. 

Tenha um plano de carreira

Para saber onde se deseja chegar, é preciso ter em mente quais são os reais objetivos da sua vida profissional, pois é a partir deles que teremos como traçar um caminho que faça sentido. 

O primeiro passo é organizar as ideias, definindo metas de curto, médio e longo prazo. Essa organização pode ser feita da forma que você desejar, em uma planilha, caderno, etc, o que for mais confortável!

Além das metas, é interessante elencar o que será necessário para atingi-las. Dessa forma, fica mais fácil descobrir quais são os empecilhos que podem atrapalhar sua jornada e se preparar para enfrentá-los adequadamente. 

É importante também lembrar que, durante o desenvolvimento da carreira, algumas coisas podem não sair exatamente como o planejado, tanto no sentido positivo, quanto no negativo.

Nesses casos, tudo bem mudar de direção, o importante é sempre ter em mente onde se deseja chegar e o que é necessário para ir até lá.

Desenvolva soft skills

Embora o conhecimento teórico seja importante, não é só de técnicas que vive um bom profissional. 

Para se destacar, é necessário desenvolver o que chamamos de soft skills, que são habilidades voltadas para o relacionamento interpessoal, bem como a inteligência emocional, indispensáveis para um bom convívio no ambiente de trabalho.

Com um bom gerenciamento de emoções, é possível enxergar com ainda mais clareza quais são os pontos de atenção, aqueles que precisam ser desenvolvidos, o que gera ainda mais motivação para melhorar e seguir no caminho planejado. 

Desse modo, também conseguimos absorver melhor os feedbacks recebidos, encarando-os como poderosas ferramentas para o desenvolvimento profissional, e não como ataques pessoais. 

Demonstre interesse em sempre aprender mais 

Em uma organização, destacam-se aqueles profissionais que buscam por formas de aprimoramento e estão abertos a adquirir novos conhecimentos. 

Ao ter curiosidade e interesse em aprender mais sobre sua área de atuação, você sempre estará preparado para o mercado de trabalho, mostrando-se atento a tendências e apto a assumir novas responsabilidades, ascendendo profissionalmente. 

Essa busca pelo aprendizado constante também pode ser uma grande oportunidade de se conectar com novas pessoas, ampliando assim sua rede de contatos e fortalecendo boas relações de networking, que podem abrir portas incríveis. 

Com todas essas dicas, é hora de colocar a mão na massa. Faça seu planejamento e não tenha medo de tentar! Afinal, sua caminhada está apenas no início e com certeza você se surpreenderá – positivamente – com tudo que está por vir.

Desenvolvimento de carreira