Embora a profissão de detetive particular possa ser bem popular graças ao imaginário criado por obras literárias e produções cinematográficas, ainda há muitas pessoas que desconhecem na prática as áreas de atuação deste profissional e como ele pode ser útil para solucionar diversas adversidades e questões do cotidiano.
A função do detetive particular é extensa e pode ser extremamente útil em diversas situações. Por meio da investigação de fatos, das circunstâncias relatadas e das pessoas envolvidas, esse profissional se torna fundamental em momentos conflitantes.
Quando um detetive particular pode me ajudar?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o trabalho de um detetive particular vai além de investigação de casos conjugais ou localização de pessoas.
O detetive particular possui uma série de serviços que podem ajudar o contratante tanto em questões pessoais como em problemas que envolvem os seus negócios. Dentre as áreas de atuação deste profissional estão:
- Contraespionagem;
- Investigação empresarial;
- Investigação de paternidade ou de maternidade;
- Monitoramento;
- Investigação de profissionais, como, por exemplo, babás;
- Investigação de filhos ou de outros parentes;
- Investigações de natureza jurídica.
Em todos os casos podem ser adotados métodos — como o uso de tecnologias e de infiltrações — para aumentar o sucesso do processo investigativo, oferecendo evidências suficientes para que as suspeitas possam ser confirmadas ou negadas.
Como funciona a investigação?
Embora o papel do detetive particular seja o mais importante dentro da investigação — em que o contratante deve confiar em seu trabalho e não interferir no procedimento —, em um primeiro momento, o papel do contratante se torna fundamental para que o profissional pode entender a situação.
No primeiro encontro entre o contratante e o detetive, é importante oferecer ao profissional a maior quantidade de informações possíveis, já que o detetive particular irá trabalhar de acordo com a queixas apresentadas e a motivação de quem o contrata.
Após a conversa inicial — que também envolve a negociação e assinatura do contrato — o contratante deve confiar no detetive particular e aguardar o relatório da investigação como foi combinado.
Neste relatório podem conter, por exemplo, registros fotográficos do investigado e do monitoramento do suspeito. Através deste relatório será possível confirmar, ou não, as suspeitas apresentadas pelo cliente.
Por que contratar um detetive particular?
A contratação de um detetive particular vai além de ser meramente uma forma de obter informações inquestionáveis, ainda que isso seja fundamental em uma investigação.
Com a atuação deste profissional, a pessoa que contrata um detetive garante o seu anonimato, não se expondo e tampouco comprometendo o processo investigativo, já que o profissional apura os acontecimentos com extrema discrição. Assim, a segurança de seu contratante e o êxito da investigação são garantidos.
Além disso, apenas o detetive particular tem acesso aos melhores aparatos tecnológicos para monitorar e acompanhar o suspeito, em que podem ser usadas lentes de câmeras de longa distância, disfarces e carros diferentes para que o suspeito seja observado sem perceber.
Outro detalhe primordial, mas que poucos se atentam, é que o detetive particular trabalha com uma equipe jurídica. Portanto, todas as provas que foram obtidas por este profissional podem ser usadas futuramente em processos judiciais.