A profissão de taxista é a única profissão 100% respaldada pela legislação de transporte público individual. O público está ciente disso e confia cada vez mais no serviço.
Foi muito rápido. Em menos de 5 anos, a promessa de alguns aplicativos para revolucionar o transporte frustrou muitos.
Agora os usuários estão focando novamente nos táxis e, como resultado, muitos motoristas querem investir em sua especialização.
Por trás da conveniência oferecida pelos aplicativos de motorista particular está a falta de regulamentação que coloca os usuários em desvantagem.
Por exemplo, não é incomum esperar na fila de um aeroporto por um carro de um “mercado paralelo”. Sem controle, o passageiro parece estar no carro de um estranho.
Denúncias de assédio, mau serviço e abuso estão se tornando mais comuns, mesmo quando os motoristas trabalham de acordo com as regras da empresa.
As empresas fazem pouco ou nada para resolver esses problemas. Nas redes sociais, é um trending topic.
É por isso que cada vez mais pessoas procuram a segurança dos letreiros luminosos com a palavra TAXI, porque querem um transporte confiável.
Tanto que a procura por novos taxistas está crescendo e você pode aproveitar para pegar carona.
Como se tornar um taxista
A Lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, regulamenta a ocupação de taxistas.
De acordo com o artigo 20, “Os taxistas profissionais utilizam veículo motorizado próprio ou de terceiros para atividades particulares em transporte público pessoal pago para um máximo de sete passageiros”.
A legislação também define o que é preciso para você se tornar um taxista em SP. Sendo os seguintes critérios:
Licença classe B, C, D ou E;
Cursos de relacionamento interpessoal, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica de veículos e elétrica;
Um veículo com as características desejadas da sua cidade;
Certificação específica para trabalhar na indústria;
Registro no INSS.
Além disso, a lei promulgada em 2012 enumera obrigações dos taxistas modernos que diferem significativamente do estereótipo dos taxistas antigos, como atender os clientes com presteza e cortesia, vestir-se adequadamente e manter os veículos em boas condições de higiene e operação.
Diferentes tipos de taxistas
Motoristas de táxi de frota: adequados para iniciantes.
Você paga uma taxa mensal para um grupo ou cooperativa. É como alugar uma licença e te liberar de toda a burocracia.
Co-proprietário: Intermediário.
Taxistas auxiliares que compartilham a licença com o proprietário e podem trabalhar em turnos divididos (você pode perder o direito a alguns descontos).
Autônomo: apenas para os mais experientes.
Os motoristas de táxi possuem carros e licenças. E, como empreendedor, você precisa fazer todos os investimentos e assumir toda a burocracia. Mas você também colherá todos os frutos desse esforço.
Por que vale a pena investir em táxis?
Enquanto a concorrência é sempre bem-vinda, a fase vertiginosa já passou e o público está mais uma vez consciente da importância da regulamentação.
Cada vez mais as pessoas querem ser conduzidas com segurança por profissionais responsáveis, e isso é o suficiente para que você comece a pensar em se tornar um taxista.
Mas para quem investe no setor, há muitas outras vantagens. Segundo levantamento da Coalizão Nacional de Transportes (CNT), 52,1% dos taxistas melhoraram financeiramente após oferecerem seus carros na praça.
Descontos
Quem trabalha como taxista tem descontos (até 30%) na compra de carros e juros mais baixos nos financiamentos. Em alguns estados, também há isenções de IPVA.
Dependendo da cidade de onde você estiver trabalhando, os taxistas podem dispensar ou descontar outras taxas.
Independência
Parte da taxa cobrada pelo motorista que aplica ao passageiro é descontada pela empresa contratante.
O taxista tem um lucro independente, ou seja, tudo o que ele arrecada no dia a dia pertence somente a ele, sem descontos ou comissões por corrida.
Ponto Fixo
A princípio, a necessidade de os taxistas adquirirem uma vaga fixa de estacionamento parecia uma desvantagem. Mas ao marcar um ponto na praça, os profissionais ganham um legado.
Isso irá valorizar ao longo do tempo, e o proprietário pode cobrar um prêmio depois de alguns anos, se assim o desejar.
Cronograma
Poucas profissões têm horários tão flexíveis quanto os taxistas. Emergências, prioridades ou imprevistos não são um problema para os taxistas.
Você pode até trabalhar como motorista de táxi para complementar sua renda com outro emprego.
No já citado levantamento da CNT, 62,3% dos taxistas consideraram o aspecto positivo do setor a capacidade de definir seu horário de trabalho.
Como ser um taxista nos dias de hoje
Os serviços de táxi foram modernizados para se adaptar à nova realidade.
Em muitas cidades, os motoristas estão colaborando e sendo treinados para usar aplicativos semelhantes aos que se popularizaram recentemente, mas com a vantagem de não ter taxas variáveis com base na demanda (somente bandeiras 1 e 2).
Um desses aplicativos é o Unitáxi, disponível para iPhone e Android. É utilizado em cidades como Florianópolis, Blumenau, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.