Como a Recuperação Judicial Pode Salvar sua Empresa - Por Cícero Alencar

Como a Recuperação Judicial Pode Salvar sua Empresa – Por Cícero Alencar

A recuperação judicial é uma estratégia legal que permite a uma empresa que está tendo dificuldades econômico-financeiras renegociar suas dívidas e tentar se reestruturar para evitar a falência. Ao contrário do que muitos associam, ela é uma alternativa à falência e ocorre quando uma empresa é viável mas passa por um momento de dificuldades econômicas.

A empresa em crise leva a sua dificuldade à justiça e recebe oportunidade de reorganizar suas finanças sob o escudo legal. Durante o processo, a empresa consegue suspender as cobranças judiciais contra ela, ganhando tempo para se reestruturar, proteger seus ativos conquistados com muito suor e negociar com seus credores. Cícero Alencar, advogado especialista na área, explica melhor seu funcionamento e benefícios.

Etapas do processo de uma Recuperação Judicial

Em um primeiro momento, a empresa deve apresentar à justiça um pedido formal de recuperação judicial, incluindo suas dificuldades financeiras e um plano inicial de como pretende reorganizar suas finanças, profissionais podem te auxiliar nessa etapa.

Se o pedido for aceito, a empresa ganha um período de suspensão das ações de cobrança e execuções judiciais contra ela, segundo o instituto de insolvência da PUC de São Paulo, normalmente um processo de Recuperação Judicial leva em média mais de 500 dias para ser finalizado, tempo precioso para que o empresário possa negociar com os credores sem a pressão dessas cobranças. Além disso, um administrador judicial é nomeado pela justiça para monitorar a empresa durante o processo, garantindo a transparência e o cumprimento das regras.

A empresa, em conjunto com especialistas, como Cícero Alencar, devem elaborar e apresentar um plano detalhado, explicando como pretendem pagar suas dívidas e reestruturar suas operações para voltar a serem lucrativas. Uma vez aprovado pela maioria dos credores em uma assembleia geral, o plano de recuperação é implementado. Deve-se seguir rigorosamente o que foi acordado, sob supervisão do administrador judicial.

Por que optar pela Recuperação Judicial?

Essa ação permite que a empresa continue suas operações enquanto resolve suas questões financeiras, possibilita a renegociação das dívidas em condições mais favoráveis para seu negócio e, o mais importante, mantém o funcionamento do seu sonho, o emprego dos trabalhadores e as relações comerciais já existentes.

Conclusão

Em suma, a recuperação judicial é um instrumento legal importante para empresas em dificuldades financeiras, oferecendo uma chance de recuperação e continuidade das operações, garantindo a segurança de seus serviços e funcionários. Porém, para ter sucesso e um bom planejamento, é preciso contar com profissionais eficientes e comprometidos​​, como o advogado Cícero Alencar, que com sua vasta experiência e estudos, te direciona para o melhor caminho.