A área de Direito é uma das maiores áreas do país, já que conta com uma grande quantidade de formandos todos os anos.
Sendo assim, como vencer a alta concorrência e o mercado saturado de profissionais e advogados? Simples: a resposta está no empreendedorismo jurídico.
Se você deseja saber mais sobre o tema, acompanhe o artigo até o final e descubra 04 (quatro) fatos sobre a área.
O que é o empreendedorismo jurídico?
Antes de tudo, é importante compreender o que é o empreendedorismo jurídico e como ele pode auxiliar os advogados em sua carreira.
O empreendedorismo jurídico é um novo modo de encarar e tratar a carreira jurídica, indo além das vias comuns e investindo em seu próprio negócio.
É muito comum que alguns advogados entrem na faculdade de Direito sabendo o que fazer, e as principais opções são trabalhar em um escritório ou prestar concurso público.
Mas a carreira de um advogado é muito mais do que isso, e por meio do empreendedorismo jurídico, você pode ter o seu próprio negócio.
Contudo, o diferencial do empreendedorismo jurídico é trazer as práticas de gestão para os escritórios de advocacia, criando uma visão mais estratégica e focada no crescimento do escritório em si.
Empreendedorismo jurídico e OAB
Muitos profissionais se questionam se é possível aplicar o empreendedorismo jurídico e se a OAB permite esta prática no escritório de advocacia.
Primeiro, é importante dizer que a prática do empreendedorismo jurídico é permitido sim pela OAB, já que não se trata da mera mercantilização dos serviços jurídicos, pormenorizando a ciência.
Também é importante ressaltar que o empreendedorismo jurídico vai além da preocupação de faturar com o escritório, visando apenas o lucro.
O empreendedorismo jurídico visa a melhoria dos serviços jurídicos e do desempenho do escritório por meio de práticas utilizadas na gestão e no empreendedorismo.
Sendo assim, o empreendedorismo jurídico tem como base os seguintes aspectos:
- Mindset;
- Produtividade;
- Controle financeiro empresarial;
- Gestão estratégica e de processos;
- Marketing jurídico;
- Empreendedorismo.
Todas essas áreas são estudadas na grade curricular da faculdade de Direito, contudo muitos alunos afirmam que não conseguem ter a visão de negócio para abrir o seu próprio escritório.
Estratégias de empreendedorismo na advocacia
Agora que você já sabe o que é o empreendedorismo jurídico, vamos falar sobre como aplicá-lo e quais as estratégias utilizadas para alavancar a carreira jurídica.
Controle financeiro
A primeira estratégia utilizada pelo empreendedorismo jurídico é o controle financeiro, que está relacionado com a saúde financeira do seu escritório.
Nesta estratégia, você deve considerar todos os aspectos financeiros da sua carreira, como por exemplo:
- Custos fixos e variáveis do seu escritório;
- Valor das ações judiciais;
- Honorários mínimos para o bom funcionamento do seu escritório;
- Valor de cada contrato, para não ter prejuízos e pagar para trabalhar;
- Informações do seu fluxo de caixa.
Sendo assim, as informações que envolvem o controle financeiro empresarial e a ordem de serviço do seu escritório devem estar organizadas nesta estratégia.
Padronização do serviço
Outra estratégia que pode mudar o seu escritório de advocacia é a padronização e a qualidade dos serviços prestados e do atendimento ao cliente.
Muitas vezes, os advogados acabam perdendo clientes devido à péssima qualidade do atendimento, seja por causa da demora, pela comunicação que é ruim ou por qualquer infortúnio que possa acontecer.
Sendo assim, é fundamental saber quem é o seu público, para poder atendê-los da melhor forma possível, para que eles voltem até você quando precisar e lhe indiquem para os próximos.
Um dos meios de padronizar o seu serviço é criar um método específico para o seu escritório, ainda mais se você trabalha com várias pessoas.
O importante é criar um padrão que seja reconhecido e que tenha qualidade, facilitando o atendimento ao cliente e a sua rotina enquanto advogado.
Diferencial e atendimento personalizado
Falando ainda sobre o atendimento ao cliente, você deve pensar na qualidade do atendimento e no que você pode oferecer de diferente dos outros escritórios.
Por isso, utilize os seus pontos fortes a seu favor e demonstre ao seu cliente a qualidade dos seus serviços, além de proporcionar um atendimento personalizado.
Neste ponto, a comunicação e a linguagem também são essenciais para o sucesso do seu escritório.
Por isso, facilite o acesso à informação e deixe todos os pontos dos processos claros ao seu cliente, para que ele esteja ciente e não se sinta prejudicado.
Produtividade
Outro aspecto muito importante no empreendedorismo jurídico é a questão da produtividade.
Por vezes, um escritório de advocacia pode acumular muitos processos, demandando muito trabalho e uma longa jornada de mais de 8 horas diárias.
Sendo assim, busque meios para tornar o seu dia mais produtivo, eliminando atividades que sejam desnecessárias e repetitivas e automatizando o que for possível.
Marketing jurídico
Por fim, invista em sua marca e na divulgação dos seus serviços, também conhecido como marketing jurídico.
Sendo assim, invista na construção da marca e da imagem do seu escritório, mas claro, estando atento ao código de ética da OAB.
Por isso, crie canais de comunicação com os seus clientes, utilize as redes sociais e a internet a seu favor, demonstrando os seus conhecimentos e a qualidade dos seus serviços.
Conclusão
Perceba que o empreendedorismo jurídico não tem a ver com a mercantilização dos seus serviços, mas com a mudança de visão da sua carreira, tornando-a muito mais séria e importante, por meio de ferramentas estratégias de gestão.
